As boas práticas do Departamento Municipal de Água e Esgoto têm colocado a cidade como a melhor de Minas Gerais no setor, de acordo com o ranking do Instituto Trata Brasil 2020.
Também é a única cidade do Estado pelo segundo ano consecutivo a figurar na lista de cidades brasileiras de grande porte com as melhores pontuações no ranking Universalização do Saneamento Básico, elaborado pela Abes.
O sucesso se deve ao planejamento, investimento e empenho nas diferentes frentes de trabalho do setor.
Significativo reforço no abastecimento com a construção de uma terceira estação de tratamento de água. O novo Sistema Capim Branco de produção de água, aliado aos dois existentes, vai garantir água para 1,5 milhão de habitantes.
A obra avançou de 10% em janeiro de 2017, para os atuais 97%.
Execução de obras civis, mecânicas, elétricas e automação com o objetivo de garantir uma produção de até 2 mil litros/segundo no sistema Sucupira com a substituição das bombas elétricas por anfíbias. A novidade possui maior capacidade de vazão e deve entrar em funcionamento em breve.
Além disso, instalação de dois tanques hidropneumáticos, na área de captação da ETA Sucupira, para prevenção do golpe de aríete.
E um novo Sistema de Cloração com a aquisição de três geradores, finalizando a substituição do sistema de cloração a gás pela solução de hipoclorito de sódio nas duas estações de tratamento de água (Sucupira e Bom Jardim).
Nos últimos anos, o DMAE também aprimorou a qualidade do serviço prestado com a implantação do sistema de esgotamento sanitário no bairro Morada Nova. Desde setembro de 2017 já foram realizadas cerca de 2 mil novas ligações de esgoto, solicitadas pelos moradores.
O Dmae também tem investido no tratamento e coleta de efluentes, com o início da obra da nova Estação Elevatória de Esgoto do bairro Aclimação para atender a ampliação da demanda na rede de esgoto devido ao crescimento habitacional do bairro e adjacências. A autarquia também está concluindo a Estação Elevatória 7 do bairro Morada Nova.
Além da reforma das Estações de Tratamento de Esgoto dos distritos de Martinésia, Tapuirama e melhorias nas estações de Cruzeiro dos Peixotos (construção de vala de Infiltração e troca das caixas de passagens preliminares). Em Miraporanga foi feito a limpeza no tanque séptico, remoção do material filtrante e troca de parte da tubulação, a instalação dos sistemas de caixa de areia e de drenagem do lodo dos filtros.
Ampliação da coleta mecanizada na zona rural com 185 containers. Na área urbana são 2.422 em pontos estratégicos e de grande fluxo de comércio.
Ampliação da Coleta Seletiva para os bairros Marta Helena, Tubalina e Pacaembú. Com isso o serviço alcança atualmente 49,6% da cidade, totalizando 32 bairros. Em média 209 toneladas são recolhidas por mês pela coleta seletiva. No ano passado houve um aumento de 12,49% em relação a 2018. E neste ano, o aumento é de 5,66% em relação a 2019 nos primeiros sete meses. Desse cerca de 45 toneladas de vidro são recicladas por mês. Aumento de 135% na reciclagem de vidro a partir da aquisição de um triturador adquirido pelas associações.
Implantação e acompanhamento da Coleta Seletiva no Centro Administrativo, Mercado Municipal, UAIs e UTC. Além de conscientização por meio de palestras em condomínios.
Ampliação e melhorias na rede de drenagem pluvial do bairro Cidade Jardim. Prolongamento de 235 metros da rede de drenagem pluvial na Rua dos Eucaliptos esquina com a Rua das Juritis. Construção de bocas de lobo e 30 metros de rede pluvial na Rua Petúnias. E ainda a construção de 150 metros de rede pluvial e um “grelhão” transversal na Rua dos Jasmins.
Em vários córregos do perímetro urbano foram realizadas melhorias como na contenção da erosão no Córrego no Óleo e do Carvão, com a construção de dissipador para escoamento da água. Já no córrego Buritizinho, na avenida Constelação, foi consertado o guarda corpo. Foi feito ainda a limpeza do córrego Lagoinha, Mogi, Liso e do Lobo com a retirada de lixo, entulho e galhos de árvores.
Na avenida Aldo Borges Leão, entre os bairros Morada Nova e Canaã, 13 novos bolsões foram instalados, além da limpeza e ampliação de 11 existentes em uma extensão de 2,2 Km. Instalação de seis bocas de lobo, seis dissipadores e 106 metros de ramais em tubulação de diâmetro de 400 mm.
Com extensão de 260 metros está sendo construído uma nova rede na avenida Balaiadas, sob a Antônio Tomaz de Rezende, no bairro Marta Helena, que vai acabar com o problema de alagamento no local.
Ampliação em 3.891 metros da rede pluvial no Morumbi com intervenção em várias ruas e avenidas, como a Antônio Jorge Isaac, para aumentar a capacidade de escoamento da água da chuva e evitar pontos de alagamento na parte mais baixa do bairro como, por exemplo, na avenida Felipe Calixto Milken.
A importância do recurso hídrico ocorre com a recuperação das áreas de nascentes nas propriedades rurais com o Programa Buriti. Entre as ações estão a revitalização do Parque da Represa do Luizote; revitalização do Parque Linear Uberabinha; execução de 162.275 metros de cerca linear em áreas de preservação das propriedades rurais nas microbacias do rio Uberabinha, do ribeirão Bom Jardim e rio Araguari; execução de 6.425 horas máquinas nas áreas das propriedades atendidas pelo programa. Também teve plantio de 258.710 mudas de mais de 40 espécies nativas do cerrado utilizadas na recomposição vegetal.
Já o Programa Escola Água Cidadã (Peac) leva educação ambiental para as escolas, ressaltando a preservação ambiental, economia de água e reciclagem. Com a realização de 1.374 atividades educativas de conscientização como palestras, visitas às estações de tratamento de água e de esgoto, ao Museu da Água, obra da ETA Capim Branco e Fazendinha Águas Vivas. Em 2020 foi implantado aulas online pela plataforma Google Classroom. Mais de 105 mil pessoas foram atendidas com as atividades do Peac nos últimos quatro anos.
Outra ação de conscientização e sustentabilidade é o Cine Água Cultural que contou com exibições no Centro e nos Distrito dos Cruzeiros do Peixoto, Tapuirama, Miraporanga e Martinésia.
A ferramenta traz agilidade na aprovação de projetos. O serviço oferece comodidade ao usuário, que não precisa mais se dirigir à plataforma de atendimento do Dmae.
A plataforma é uma maneira de facilitar os atendimentos para a população, que não precisa se dirigir até a plataforma de atendimento do Dmae para solicitar os serviços. O aplicativo oferece segunda via de contas de água, de taxa de lixo, certidão de quitação de débito, histórico de consumo e possibilita ainda a notificação de vazamentos de água e esgoto.
Inaugurado em março de 2019, o espaço contém imagens e objetos históricos usados na origem da captação e distribuição de água na cidade. Local destinado à memória do saneamento em Uberlândia.
de tudo o que fazemos pela cidade.