Ampliação de modalidades esportivas individuais, coletivas e paraolímpicas. Ampliação do número de pessoas nas atividades de iniciação e qualidade de vida.
Esse novo equipamento vai atender jovens e poderá revelar atletas de alto rendimento e ainda vai servir como sede de eventos nacionais e internacionais. Construído ao lado da Arena Multiuso Presidente Tancredo Neves (Sabiazinho), o complexo tem área total superior a 6 mil m² e contará com arquibancadas para aproximadamente 1,3 mil pessoas, uma piscina olímpica semi-aquecida (25x50m e 3m de altura), que segue todas as exigências da Federação Internacional de Natação (Fina), além de área de alimentação, sanitários e galeria técnica de 1.200 m².
Em 2017, foram iniciadas ações de recuperação dos equipamentos. Na sequência foram instalados novos espaços em vários bairros, inclusive de uma nova estrutura no Parque do Sabiá que conta ainda com profissional de educação física orientando os frequentadores.
Mais recentemente foram instaladas novas academias no bairro Taiaman e no Poliesportivo Dona Zulmira.
Pela primeira vez, Uberlândia sediou uma das fases classificatórias da Copa Davis, principal torneio de tênis entre nações. A viabilização do torneio foi propiciada por meio de um contrato de parceria com a Confederação Brasileira de Tênis e o Praia Clube.Com transmissões para todo o mundo, os jogos aconteceram nos dias 1º e 2 de fevereiro de 2019, no Sabiazinho, com confrontos individuais e em duplas entre as seleções de Brasil e Bélgica.
Em 2018, o Sabiazinho sediou, pela primeira, vez uma final de Superliga Feminina de Vôlei. O Praia conquistou o título ao derrotar o Rio de Janeiro por 4 sets a 0.
Já em 2019, houve a realização dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) em Uberlândia movimentando setores da economia pelo fato de a cidade receber, durante esse evento, 7 mil pessoas, entre professores e estudantes/atletas, de 267 cidades do Estado.
No mesmo ano, o complexo Parque do Sabiá recebeu a Supercopa Feminina de Vôlei. Uma oportunidade de assistir a um grande jogo do vôlei nacional na Arena Sabiazinho. Com presença de cerca de 8 mil pessoas, o evento também marcou a estreia da nova iluminação do local, que teve as lâmpadas de mercúrio substituídas pelas de led. A Supercopa Masculina de Vôlei também teve partidas em Uberlândia.
Outro grande evento do vôlei mundial também foi sediado na Arena Sabiazinho. O torneio pré-olímpico de vôlei projetou nossa cidade mundialmente recebendo seleções de vários países e garantindo uma vaga para as Olimpíadas de Tóquio.
Reformas, ampliações, melhorias como construção do fraldário, reforma da piscina semi-olímpica, piscina infantil, nova portaria. Além da instalação de Câmeras de Segurança na pista de caminhada do Parque do Sabiá.
Intensificação das rondas dos agentes patrimoniais e parceria com a Polícia Militar. Instalação de guarita (elevado com 2,5 metros de altura) no estacionamento.
Instalação de bicicletário.
Revitalização das quadras de areia da Arena Park.
Reforma do trenzinho.
Orientação física gratuita passou a ser oferecida a frequentadores do Parque do Sabiá. Um professor de educação física da Futel atende a comunidade nas academias ao ar livre todos os dias.
Reforma e reativação do Uberlândia Tênis Clube, oferecendo gratuitamente a 1300 pessoas as modalidades: futsal, vôlei, basquete, natação e hidroginástica.
Retomada do Programa 2º Tempo em parceria com o 36º Batalhão, que foi ampliado de 120 para 240 crianças de 7 a 17 anos, nas modalidades atletismo, vôlei, basquete, futsal e futebol, com aulas duas vezes por semana.
Criação do PoliEmAção nos poliesportivos dos bairros. Com várias atividades esportivas, culturais, de beleza e saúde o objetivo do projeto é fazer as famílias voltar a frequentar os espaços.
Revitalização dos poliesportivos Dona Zulmira, Canaã, Custódio Pereira, Tapuirama, Segismundo Pereira e Roosevelt.
Implantação do Centro de Treinamento no poliesportivo Patrimônio para categorias sub-11, sub-13 e sub-15
Ginastica Dançante e exercício funcional é implantado em 13 poliesportivos e no Parque do Sabiá.
Entrega das obras do Centro de Iniciação ao Esporte no bairro Jardim Europa que vai atender a comunidade nas modalidades de goalball, atletismo, halterofilismo, vôlei sentado, bocha, multiesportes e judô.
Atletas e Paratletas da Futel em parceria com outras associações se destacaram em vários campeonatos regionais, nacionais e internacionais.
Atletas uberlandenses, de destacaram na Copa do Mundo de Halterofilismo em Dubai e ajudaram a garantir ao Brasil o título de campeão júnior e o terceiro lugar adulto. Maria Rita conquistou a medalha de ouro e bateu o recorde das Américas, Lara Lima medalha de ouro e de bronze, Vinícius Freitas medalha de ouro e Mateus 5º lugar na categoria 107 kg.
Uberlândia conquistou o título de campeão geral dos 34° Jogos do Interior de Minas (JIMI) 2018, com um total de 180 pontos.
Paratletas da Futel em parceria com associações conquistaram 150 medalhas no Circuito Loterias Caixa em Goiânia e 2018.
29 Judocas das escolinhas da Futel conquistaram 20 medalhas na Copa Triângulo de Judô, realizada em Fronteira (MG).
Integrando a seleção brasileira, halterofilistas da Futel/CDDU conquistam três medalhas no Aberto Europeu de Halterofilismo, em BerkSurMer, na França
Equipe Minas Olímpica/Futel é campeã geral do Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico, realizado em São Paulo. Atletas conquistaram 32 medalhas no total.
Arena Sabiazinho recebe regional de Bocha Paralímpica e equipe uberlandense é campeã geral por equipes
Equipe CDDU/Futel é tricampeã geral do Campeonato Brasileiro de Halterofilismo Paralímpico, realizado em São Paulo. Atletas conquistaram 18 medalhas e bateram cinco recordes brasileiros.
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou em 2018 a convocação oficial dos atletas que representarão o Brasil no Campeonato Regional das Américas, que acontecerá entre os dias 6 e 9 de dezembro, em Bogotá, na Colômbia. Dentre os 26 convocados, nove são atletas do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), parceiros da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). Além dos atletas, três treinadores de Uberlândia farão parte da comissão técnica da delegação brasileira.
A equipe Uberlândia/Futel conquistou o título do Torneio Estadual Mineiro de Ginástica Artística em 2017, nas categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulta. No geral masculino, a equipe conquistou 69 pontos e 23 medalhas, já no feminino foram 154 pontos e 53 medalhas.
Reforma e adequação do Estádio Parque do Sabiá incluindo reboco e pintura em 1575 metros em paredes de corredores e escadas, além do hall de entrada do estádio. Para melhorar o acesso do público às arquibancadas e portões de saída de emergência, foram instalados corrimãos centrais em diversas escadas, 50 luzes de emergência e placas indicativas em diversos portões. Também foram realizadas revisão e adequações em todos os hidrantes.
Uberlândia tem agora uma pista de Mountain Bike XCO. O equipamento, localizado no bairro Cidade Jardim, foi construído pela Prefeitura de Uberlândia em parceria com a Associação Giro Triângulo, que recebeu a cessão do espaço por um período de 10 anos. Com uma extensão de 3,65 mil metros, a nova pista tem todas as características exigidas para uma competição de cross country olímpico. Ou seja, possui um traçado ideal para provas de circuito curto. Com subidas e descidas íngremes e com muitos obstáculos, poderá ser reconhecida como uma pista de nível internacional.
de tudo o que fazemos pela cidade.