Home / Realizações / MOBILIDADE URBANA

MOBILIDADE URBANA

  • Terminal Dona Zulmira

As obras desse importante empreendimento foram iniciadas em 2018. Agora, com a inauguração em 2020, mais de 60 mil moradores dos bairros Taiaman, Jardim Patrícia, Tocantins, Guarani e Dona Zulmira passam a ser beneficiados. O novo terminal proporciona maior facilidade para as pessoas chegarem ao trabalho e mais rapidez no retorno para casa. A obra faz parte do Programa Uberlândia Integrada.

 

  • Transporte público

Revisão de itinerários de várias linhas e ampliação no número de viagens para atender a população dos residenciais Pequis e Monte Hebron. Além disso, em 2019, houve ações de melhoria nos bairros São Jorge, Laranjeiras, Granada e Santa Luzia/Campus Glória da UFU.

Em 2017, foi criada uma comissão com foco na melhoria da segurança nos terminais de ônibus.

Em março de 2018, foi iniciada a implantação de novos abrigos de ônibus (concreto e metálico) em 50 bairros. Até o final de 2020, serão 400 abrigos instalados.

A partir de setembro de 2019, melhorias foram executadas nas estações de ônibus com a modernização da iluminação para lâmpadas de LED nos corredores das avenidas João Naves e Segismundo Pereira.

 

  • Corredor Estrutural Leste e Terminal Novo Mundo

Foi iniciada a operação do Corredor Estrutural Leste e o Terminal Novo Mundo sobre a avenida Segismundo Pereira. O projeto faz parte do programa Uberlândia Integrada.

Os trâmites para financiar o projeto foram iniciados em 2012, já no segundo mandato do prefeito Odelmo Leão (2009-2012), dentro do programa Pró-Transportes, do Ministério das Cidades. Em janeiro de 2017, quando o prefeito Odelmo Leão retornou para o terceiro mandato, as obras do Corredor Leste foram encontradas inacabadas, sendo necessária gerência da administração municipal junto à empreiteira licitada para garantir que o serviço fosse entregue definitivamente à população.

 

  • Renovação da Frota

Desde o ano de 2017, já nos primeiros meses de mandato, foram entregues novos veículos ao Sistema Integrado de Transporte. A frota continuou a ser renovada ano a ano com dezenas de veículos entregues pelas empresas concessionárias o que torna a cidade a primeira do Brasil a ter ônibus de energia limpa operando permanentemente.

 

  • Uberlândia Integrada II

O maior programa de mobilidade urbana da história de Uberlândia está sendo responsável por significativas intervenções que melhoram o trânsito em várias regiões da cidade.

Como a inauguração da Ponte Calcir José Pereira – na Avenida Oscarina Cunha Chaves; a entrega da trincheira Helvécio Alves Carneiro – no trevo Ivo Alves (trevo do Topas); a inauguração do Terminal Dona Zulmira já mencionada acima. Além de diversas outras obras em andamento de prolongamento de vias, pontes, elevado e viadutos representando o maior investimento no setor.

 

  • Recuperação Asfáltica

Recuperamos mais de 28 quilômetros de vias urbanas que correspondem a 13 ruas e avenidas. A verba utilizada foi oriunda de um contrato assinado no final de 2012, período em que o prefeito Odelmo Leão estava em sua segunda gestão. O recurso do financiamento foi usado para asfaltamento dos bairros Morumbi e Shopping Park e o residual desse aporte estava para vencer em 2016 por inexecução de contrato.

Além disso, por meio do Uberlândia Integrada, aproximadamente 240 quilômetros de vias foram recuperadas em todas as regiões da cidade. As vias recebem ainda sinalização horizontal e vertical completa.

 

  • Semáforos

Implantação das primeiras lâmpadas de LED semafóricos (de 332 semáforos). Contrato de modernização semafórica (LED, pintura dos postes, botoeiras). As botoeiras que permitem melhoria na acessibilidade já foram instaladas em vários cruzamentos da cidade.

Tudo isso, além do início de testes e instalações de painéis de previsão e aviso sonoro e visual de chegada dos ônibus nos corredores das avenidas João Naves de Ávila e Segismundo Pereira e em outros 40 pontos de ônibus ao longo da cidade (priorizando espaços públicos, locais de grande movimentação e terminais).

 

  • Viaduto da Avenida João Naves de Ávila

Aumento no guarda-rodas do equipamento sobre a Avenida Rondon Pacheco proporcionando maior segurança.

 

  • Conclusão do prolongamento da avenida Balaiadas

Conclusão do prolongamento da avenida Balaiadas até a rua República do Piratini, na zona norte da cidade. A via foi ampliada em 600 metros e foram utilizadas 1,2 mil toneladas de massa asfáltica para o processo. Além da extensão da avenida, a Secretaria Municipal de Obras atualizou o projeto com a inclusão de dois retornos, uma rotatória, ciclovia e calçadas acessíveis. A obra possibilita o acesso direto entre os bairros Marta Helena e Nossa Senhora das Graças e facilita o trajeto entre os setores norte e central da cidade.

 

  • Cartão de Transporte Público

Pontos de emissão e recarga do Cartão do transporte público foram ampliados. Ao todo, agora são 52 locais disponibilizadas para que os usuários sejam atendidos. O usuário pode obter o serviço em locais credenciados, como lanchonetes, bancas e restaurantes, além de pontos com atendentes. São cerca de 60 funcionários, todos identificados com coletes verdes.

 

  • Informações online

Para dar mais transparência e segurança aos usuários, os mais de mil veículos que recebem permissão da Prefeitura para prestação de serviços passaram a ter as informações disponibilizadas online. O sistema permite que os usuários tenham acesso a informações de motoristas e veículos do transporte escolar (vans e ônibus), táxis, fretamentos e especial (Porta a Porta).

 

  • Transitolândia retoma as atividades

Revitalização e retomada das atividades do Projeto Transitolândia que leva informações sobre trânsito de uma maneira lúdica a crianças de Uberlândia. O espaço possui um local para a aplicação de uma aula teórica sobre educação para o trânsito. Um agente da Settran é responsável pela palestra, que pode ser assistida também pelos pais das crianças. Depois, acontece um passeio de bicicleta pela pista, onde as crianças podem colocar em prática o que aprenderam durante a palestra.

 

  • Passarela da Avenida João Naves

Recuperação e início do funcionamento da Passarela de pedestres localizada na avenida João Naves em frente ao Center Shopping. O equipamento garante mais segurança a 6,3 mil pedestres e motoristas que passam pelo local. A recuperação incluiu a revisão dos elevadores, substituição das peças danificadas pela ação de vândalos e reposição de materiais considerados inaproveitáveis da estrutura.

 

  • Viaduto da Olegário Maciel

Finalização e entrega das obras do viaduto da rua Olegário Maciel sobre a avenida Rondon Pacheco, que liga os bairros Lídice e Saraiva. Com 130 metros de extensão, 11 metros de largura e duas faixas no mesmo sentido, o viaduto vai facilitar o acesso entre a região central e a zona sul de Uberlândia.

Idealizado em 2012 no projeto Uberlândia Integrada, de autoria do prefeito Odelmo Leão em seu segundo mandato, o viaduto obteve investimentos da ordem de R$ 7.3 milhões, sendo 95% desse valor financiado pela Caixa Econômica Federal.

Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe