DEFESA CIVIL

  • Reestruturação do Plano de Emergência Pluviométrico

No Plano Emergencial estão registrados os pontos de risco em Uberlândia com definições de desvios de trânsito e os procedimentos que devem ser adotados durante as fases preventiva (verde), preparativa (amarela), resposta/socorro (vermelha) e recuperativa (branca).

 

  • Ações preventivas

Reforço nas estratégias para garantir segurança da população no período de chuvas. Ações preventivas foram desenvolvidas e reforçadas em reuniões periódicas, para dar suporte à comunidade em situações de precipitação intensa.

 

  • Alertas

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) passou informar a comunidade sobre com alertas sobre possibilidade desastres naturais via mensagem de texto pelo celular. Basta enviar um SMS para o número 40199 com o número do Código de Endereçamento Postal (CEP) da área de interesse. O serviço é gratuito e alerta a comunidade sobre vendavais, tempestades, alagamentos, riscos de deslizamentos e outros fenômenos naturais.

 

  • Equipamentos de medição meteorológica

Início da instalação de equipamentos de medição meteorológica em diversos pontos da cidade para auxiliar na prevenção e estudos climatológicos. O trabalho está sendo feito em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia.

 

  • Parceria

Realizado convênio com Corpo de Bombeiros, permite que o Comdec atue em conjunto com militares no Centro de Operações de Bombeiros Militar (Cobom), na sede da 9ª Região Integrada de Segurança Pública (9ª Risp), no bairro Jardim Patrícia. As solicitações de atendimento à população de Uberlândia para casos de Defesa Civil passaram a ser registradas tanto pelo número 199 quanto pelo número 193, otimizando o trabalho.

 

  • Queimadas

Ações de prevenção a queimadas, conscientizando às comunidades sobre a importância do meio ambiente. O trabalho é realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) Grupo de Escoteiros São Sebastião e Associação de Moradores.