CULTURA

  • Centro Municipal de Cultura

O imóvel onde funcionava o Fórum do Município agora dá espaço à Cultura. As tratativas de cessão do imóvel foram iniciadas no segundo mandato do Prefeito Odelmo Leão (2009-2012), e só foram retomadas em 2017.

O espaço foi reformado e revitalizado e abriga a parte administrativa da Secretaria Municipal de Cultura, a Banda Municipal e a Biblioteca Pública Municipal “Juscelino Kubitschek de Oliveira”. O equipamento conta ainda com o Cine Teatro Nininha Rocha, Galeria de Arte “Iolanda de Lima Freitas”, Memorial da Cultura Afro-brasileira “Charqueada – Geraldo Miguel”;  Área Externa “Pena Branca e Xavantinho – José Ramiro Sobrinho e Ranulfo Ramiro da Silva; e academia de ginástica e parque infantil ao ar livre.

 

  • Arquivo Público

Já em agosto de 2017, uma importante ação no setor foi a inauguração do Arquivo Público, localizada na Rua Ceará, nº 3105, bairro Custódio Pereira. Uma área de 1.345 metros quadrados para abrigar os milhares de documentos, jornais e as mais de 23 mil imagens de diferentes épocas do município. O Arquivo Público passou a contar com uma ampla estrutura, com ventilação e iluminação propícias e mais adequadas para o armazenamento, preservação e conservação da documentação pública produzida pela Prefeitura e Câmara Municipal, garantindo ainda mais conforto a visitantes e pesquisadores. No espaço, foi destinada ainda uma área com cadeiras e televisor para a execução do projeto ‘Escola e Sociedade’, no qual alunos de diferentes escolas assistem vídeos e palestras ministradas pela equipe do Arquivo.

Nos últimos anos, foram realizados investimentos para aquisição e instalação de novos mobiliários e equipamentos tais como estantes, totem interativo, arquivos deslizantes, câmera fotográfica, disco com maior capacidade de armazenagem de arquivos digitalizados e materiais para restauração.

 

  • Banda Municipal

A “Casa da Banda” ganhou nova sede no Centro Municipal de Cultura passando a contar com instalações mais amplas e adequadas e em localização privilegiada.

Nos últimos anos, diversas ações de valorização da Banda Municipal foram executadas como a aquisição de novos uniformes, EPIs, instrumentos musicais e acessórios, manutenções em geral e a reforma do ônibus da Banda.

Além de promover shows e ensaios abertos ao público em diferentes pontos da cidade, a Banda Municipal voltou a contar com projetos e grupos musicais diversificados que contribuem para a música instrumental no Município, dentre eles: Grupo Intervalo, o Coral de Trombones, o Quarteto de Clarinetes, o Grupo Soprasax e a Udi Jazz Big Band, iniciativa que foi retomada pelo prefeito Odelmo Leão em julho de 2018.

 

  • Biblioteca Pública Municipal

Mais um equipamento a ganhar nova sede com a inauguração do Centro Municipal de Cultura em fevereiro de 2020. Nos últimos anos foram realizados investimentos para aquisição e instalação de novos mobiliários e equipamentos.

Houve ainda a retomada do Programa Ler com Prazer, com a implementação e desenvolvimento de vários projetos. Também foi retomada a Biblioteca Itinerante que conta com uma Kombi cheia de livros, estacionada na porta do Centro Administrativo 02 (duas) terças-feiras mensais, com o objetivo de facilitar o acesso à população e incentivar a leitura.

Reestruturação do projeto “Minibibliotecas”, que conta com 11 unidades instaladas em vários bairros com o objetivo de facilitar o acesso à população e incentivar a leitura.

As atividades do Ônibus Biblioteca também foram retomadas com acervo de três mil livros e atendimento em mais de 20 bairros de Uberlândia.

 

  • Biblioteca Sucursal do bairro Presidente Roosevelt

Em 2019 foi realizada a cessão definitiva do espaço ao município pelo SESI/MG. O equipamento fica na Av. Cesário Crosara, Praça Guilherme de Freitas Paraíso (ao lado do poliesportivo Roosevelt).

Nos últimos anos houve a elaboração do projeto de reforma para ampliação da Biblioteca, manutenção no imóvel, revitalizando o espaço. Também foram realizados investimentos para aquisição de jogos e brinquedos pedagógicos; aquisição e instalação de um purificador de água, computadores e troca da iluminação por lâmpadas de LED.

Além do empréstimo de livros, no local são desenvolvidas atividades de formação e informação com oficinas variadas, palestras e exposições, todas gratuitas.

 

  • Cadastro de Agentes Culturais

Divulgação do cadastro dos artistas da cidade das áreas de pintura, teatro, dança, música, artesanato, circo e outras áreas. O sistema já conta com o registro de mais de 540 artistas e espaços culturais.

Está em andamento ainda um novo Cadastro que tem por objetivo criar um banco de dados organizando e sistematizando as informações para a construção de indicadores do setor para a elaboração de políticas públicas culturais.

 

  • Casa da Cultura

Em 2018 foi realizada a restauração e revitalização da Casa da Cultura, com recursos do Fundo Municipal de Cultura destinados à preservação dos projetos e dos espaços culturais do município.  A iniciativa representa mais um avanço da administração no intuito de preservar de forma adequada o bem que é tombado como patrimônio histórico e cultural do Município.

Após mais de dez anos fechado, o prédio foi devolvido à população em 2007, durante a primeira gestão do prefeito Odelmo Leão. Já no segundo mandato (2009-2012), foi possível garantir uma nova reforma e elaborar o projeto contra pânico e incêndio do imóvel (2012), que veio a ser executado em 2019.

Com a retomada do projeto de visitações, qualquer cidadão pode ver e compartilhar informações sobre agentes, espaços, eventos e projetos relacionados à arte em todo o Brasil.

 

  • CEU Campo Alegre

Investimentos na aquisição e instalação de equipamentos de som e iluminação no Teatro do espaço. Foram quase 500 eventos ao longo do ano de 2019 e dezenas de alunos em oficinas de ballet e danças urbanas.

 

  • CEU “Pai Nego” – Shopping Park

Investimentos na revitalização e manutenção do espaço, especialmente o teatro e pista de skate e aquisição e instalação de equipamentos de som, iluminação e audiovisual para o teatro. Além da continuidade dos atendimentos realizados no local e das atividades culturais, sociais e desportivas nele desenvolvidas.

 

  • Diretoria de Igualdade Racial

Instalada no Centro Municipal de Cultura, atua ativamente na realização de projetos de promoção da igualdade racial tais como: IV Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Uberlândia em 2017 e custeio da participação dos delegados municipais eleitos nas Conferências Estaduais e Nacionais de Promoção da Igualdade Racial; Projeto Valorização da Cultura Afro-brasileira.

Também apoia a realização de diversos projetos e eventos da comunidade negra, tais como: Feira Afro empreendedora, Congresso de Tradições Afro brasileiras, Festa tradicional da Congada de Uberlândia, Seminário Intelectuais Negras, Encontro Regional dos Congadeiros de Minas Gerais, organizado pelo IPHAN, dentre outros.

 

  • Espaço Cultura do Mercado Municipal

Criação e implantação do Projeto Mercado de Pulgas: antiguidades e colecionismos, feira livre cultural de objetos de arte e decoração, realizada no Mercado Municipal, com exposição, venda e troca de relíquias e de objetos do estilo vintage. O projeto permite mais do que um encontro entre os artistas e a comunidade: trata-se de um momento de interação cultural, resgate da memória e de valorização das artes.

 

  • Programa de apoio à comunidade

Repasse de recursos à OSCs com fins culturais, para auxilio realização de projetos culturais, ampliando para 09 (nove) o número de entidade beneficiadas. Dentre as atividades realizadas com estes recursos destaca-se a Parada LGBT (CAPAJA), Aniversário do Bairro Luizote de Freitas (ACIPEN), Festa da Congada de Uberlândia (IrPereira (antiga Casa da Banda) para instalação da nova sede da ATU – Associação de Teatro de Uberlândia e da Academia Uberlandense dos Contadores de Histórias e Brincantes (AUCHB).

 

  • Estação Sobradinho

Elaboração do projeto arquitetônico de restauro do imóvel e projetos complementares.

 

  • Galerias de Arte

Revitalização das Galerias de Arte Geraldo Queiroz, Ido Finotti, Lourdes Saraiva e Sala Alternativa. Retomada do Edital de Ocupação das Galerias de Arte, fornecendo aos artistas ajuda de custo para realizar suas exposições.

 

  • Museu Municipal e Coreto

Reforma/Restauro do imóvel, elaboração e execução do Projeto de combate a pânico e incêndio. Implantação de totem e aplicativo QR Code para smartphone no Museu Municipal. A ferramenta faz a leitura do código e o traduz em informações dos instrumentos, como máquina de escrever, gramofone, entre outros. Inclusão do Museu Municipal no Programa Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, realizada pelo IEPHA/MG.

Reativação do projeto “De Mala e Cuia”, que visa aproximar estudantes do patrimônio cultural do município. A iniciativa consiste em enviar, em malas, peças museológicas para escolas de Ensino Fundamental e Médio de Uberlândia. O Museu Itinerante foi originalmente criado na cidade em meados de 2011 e funcionou até o fim de 2012.

Retomada dos projetos: Visitas orientadas às exposições, Tempo de bordar Histórias. Participação da Semana dos Museus e Primavera dos Museus, promovidas Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

 

  • Oficina Cultural

Revitalização e restauro/ reforma do imóvel, execução do Projeto de combate a pânico e incêndio, elaborado no segundo mandato (2009-2012).

Além da retomada do Projeto Cineclube Cultura e da cessão de salas para realização de audições  projetos da comunidade.

 

  • Plataforma Digital

Uberlândia passou a contar com uma plataforma digital para mapear inteiramente o cenário cultural da cidade. Ao cumprir uma série de requisitos do Ministério da Cultura, o município passou a integrar uma ferramenta colaborativa, chamada Mapa Cultural. Já em funcionamento, o dispositivo possibilita que qualquer cidadão veja e compartilhe informações sobre agentes, espaços, eventos e projetos relacionados à arte em todo o Brasil.

 

  • Programa Cultura na Comunidade

A retomada da iniciativa veio com o lançamento de editais para contratação de artistas e oficineiros para eventos e projetos da Secretaria de Cultura, dentre eles o Dia Internacional Dança, Projeto Boca de Cena, Aniversário da Cidade, Presépio Natalino, Oficinas gratuitas à comunidade, entre outros.

Realização ainda da 25ª, 26º e 27º edições do Projeto Festival de Dança do Triângulo, com ampliação do projeto através do aumento do número de atividades e bailarinos, grupos e companhias participantes.

 

  • Programa Cultura em Casa

Criação e implementação com o objetivo de promover e disponibilizar apresentações culturais online no período de isolamento social em virtude da pandemia da Covid-19.

 

  • Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PMIC

Realização de curso gratuito sobre elaboração de projetos para o Programa Municipal de Incentivo à Cultura. Com o objetivo de auxiliar os candidatos ao PMIC desde a execução do projeto, aplicabilidade dos recursos e instruções normativas de prestação de contas.

Fortalecimento do PMIC, através da ampliação nos recursos, que passaram de R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais) em 2016/2017, para R$ 5.600.000,00 (cinco milhões e seiscentos mil reais). Tal ação possibilitou o aumento no número de projetos aprovados, que de 2017 a 2019 somou um total de 259 projetos, beneficiando agentes e instituições culturais e a comunidade em geral.

 

  • Programa de Proteção ao Patrimônio Cultural

A retomada da iniciativa veio com a implementação das seguintes ações voltadas à divulgação, proteção e preservação do patrimônio cultural do Município:  Projeto Harmonia – apresentações na Praça da Igreja Nossa Senhora do Rosário visando dar visibilidade a esse importante bem tombado; confecção e distribuição de descansos para copos (bolachas) contendo fotos dos bens tombados e informações históricas e culturais sobre os mesmos, que reiteram a importância da preservação dos bens; tombamento provisório do prédio onde atualmente funciona o Centro Municipal Cultura (antigo Fórum), atualização das fichas de inventário de diversos bens imóveis do Município.

 

  • Selo Amigos da Cultura

A iniciativa foi criada em 2005, na primeira gestão do prefeito Odelmo Leão como símbolo de reconhecimento e registro oficial de daqueles que contribuíram com o segmento durante o ano. As ações em torno do selo foram retomadas.

 

  • Seletiva Youth America Gran Prix

Uberlândia sediou a final do 5º Prêmio de Dança e da Seletiva Youth America Gran Prix (YAGP), no Teatro Municipal. O evento reuniu cerca de 500 estudantes de dança que sonham com uma vaga para a etapa final do torneio, que acontece em 2019 em Nova Iorque. Com o apoio da Prefeitura de Uberlândia, a cidade do Triângulo Mineiro foi a única representante brasileira a receber esta etapa da competição.

 

  • Reserva Técnica do Museu

Mudança das instalações do imóvel locado para a Praça Cícero Macedo, no Bairro Fundinho, onde funcionava a Biblioteca Pública Municipal. Essa transferência gerará muita economia aos cofres públicos. A Reserva Técnica é o local onde estão acondicionadas as peças do Museu Municipal que não estão em exposição e onde se desenvolve um conjunto de ações voltadas à preservação do acervo, tais como pesquisas, análise, higienização, conservação e, quando necessário, reparos e/ou restauração das peças do acervo.

 

  • Teatro Grande Otelo

Elaboração do Projeto Arquitetônico básico de restauro do imóvel e contratação do projeto executivo e parte dos projetos complementares.

 

  • Teatro Municipal

Reforma geral da área interna do Teatro Municipal e do lago (espelho d’água na área externa). Foram realizados investimentos na aquisição e instalação da cabine de audiodescrição (recurso que traduz imagens em palavras para que pessoas deficientes visuais possam compreender conteúdos audiovisuais, tais como filmes, peças de teatro e espetáculo), urdimento novo, equipamento de som e iluminação e portas de emergência; manutenção geral dos equipamentos (varas, rotundas, bambolinas, sistema de ar condicionado, elevadores), implementação de medidas de segurança contra pânico e incêndio, tudo para garantir o perfeito e seguro funcionamento do Teatro Municipal.

Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

  • Acompanhe