Prefeito Odelmo Leão alerta sobre números de casos positivos de Covid-19


O prefeito tem trabalhado incessantemente para enfrentar a Covid-19 em várias frentes. No entanto, os casos positivos no município seguem aumentando, tendo ultrapassado as mil pessoas já contaminadas pelo novo coronavírus. Na tarde desta sexta-feira (29), o prefeito Odelmo Leão e o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues, apresentaram os dados do município e reforçaram o apelo para que a população faça a sua parte.

Os dados divulgados nesta sexta apontam que os casos do novo coronavírus chegaram a 1.032 positivos. Destes, 20 resultaram em óbitos. Outro dado preocupante é o número de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) ocupadas. Atualmente 98% dos leitos estão sendo utilizados, o que significa apenas dois leitos disponíveis.

O prefeito Odelmo Leão lamentou o aumento de casos confirmados e reforçou a necessidade de as pessoas saírem de casa somente em caso de extrema necessidade. “Cada vez que as pessoas se expões, não colocam só sua vida em risco, mas as dos outros. Participamos e ajudamos no processo de fiscalização, mas cabe a cada cidadão avaliar qual o risco está trazendo para nossa vida e de nossos familiares, pois se necessário for, irei tomar medidas mais drásticas para conter a proliferação do vírus em Uberlândia”, destacou.

Atuação em todas as frentes

Desde fevereiro, o município criou o Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, composto por algumas das principais autoridades de saúde do município. É com base na deliberação desses especialistas que as políticas públicas estão sendo traçadas no combate à proliferação do vírus.

Com um investimento que já ultrapassou os R$ 40 milhões no combate à pandemia, o município tem atuado em diversas frentes, como a aquisição de novos equipamentos e medicamentos. A Prefeitura também assumiu o funcionamento do antigo Hospital Santa Catarina, criando novos leitos de enfermaria e UTI. Nos próximos dias, mediante vários esforços, o município vai conseguir ampliar mais seis o número de leitos de UTI na rede municipal.

Além disso, foi contratado um laboratório para a realização de testes diários. Somado a isso, foram adquiridos mais 20 mil testes rápidos, que estão sendo utilizados em pessoas suspeitas ou quem já teve contato com casos positivos. Com isso, o município está com o índice de 800 testes para cada 100 mil habitantes, um índice muito superior às médias nacionais e estaduais.

Outras iniciativas incluem a sanitização diária de vias e pontos de aglomeração da cidade, além da criação de uma força-tarefa para a fiscalização diária do comércio. Para verificar todas as ações de combate à pandemia tomadas pelo Prefeito, acesse aqui.