Videoconferência aprimora cuidado de pacientes do projeto Alta Responsável


Cuidar do paciente de forma integral, oferecendo todo o apoio possível, é um dos compromissos da Prefeitura de Uberlândia. Com a pandemia do novo coronavírus, foi necessário aprimorar o trabalho e a incluir novas ferramentas para continuar acolhendo a comunidade. Agora, por meio das videoconferências, as equipes multiprofissionais das Unidades de Atendimento Integrado (UAI) dos bairros Pampulha e São Jorge, juntamente aos profissionais das unidades básicas de saúde do setor sul, dão continuidade ao Projeto Alta Responsável.

A iniciativa oferece um cuidado amplo e permanente aos pacientes que estiveram internados nas unidades e receberam alta hospitalar. Nesse modelo de acompanhamento, os profissionais da UAI e da unidade de saúde de referência criam um plano de cuidados para que o paciente siga as recomendações após a alta.

Antigamente, a deliberação sobre os casos acontecia apenas entre os profissionais das UAIs e unidades básicas. Com a inclusão da videoconferência, participam do encontro virtual, além dos médicos, o paciente e os familiares para que todos fiquem cientes do que precisa ser feito.  A Secretaria Municipal de Saúde destaca que se trata de um acompanhamento mais humanizado, integral e próximo para que, no futuro, não ocorram novas internações.

O projeto, a princípio, está em funcionamento nas unidades do setor sul da cidade e, em breve, as outras regiões poderão adotar o modelo de atenção integrada aos pacientes que recebem alta.

Fonte: Secom