Desde a liberação, por parte do Ministério da Saúde, da vacina contra a gripe para a população em geral, 6.800 doses foram aplicadas nas salas de vacina do município. Com isso, 96 mil pessoas já receberam a vacina que protege contra três tipos do vírus influenza.
Mesmo com a liberação, os integrantes dos grupos prioritários podem procurar as unidades de saúde para garantir as doses. Até o momento, 48% dos idosos, 26% das crianças, 27% das gestantes e 50% das pessoas com comorbidade estão vacinadas.
A coordenadora do Programa de Imunização, Claubia de Oliveira, destaca que a vacina está disponível nas salas de vacina do município, mas é enquanto durarem os estoques. “Podem procurar as salas de vacinas pessoas com idade entre 6 e 59 anos. Quanto mais pessoas protegidas, menos complicações e internações provocadas pela doença teremos. Por isso, a hora de vacina é agora, principalmente porque a vacinação acontece enquanto durarem nossos estoques”.
Vacina contra a Covid-19
As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, na população a partir de 12 anos de idade. No entanto, é importante que seja priorizada a administração da vacina Covid-19, para as crianças de cinco a 11 anos de idade contempladas nos grupos prioritários para a influenza. Nestas situações, deve-se agendar a vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas.
FONTE SECOM
de tudo o que fazemos pela cidade.