A 38º Campanha de Vacinação Antirrábica segue garantindo a imunização de cães e gatos com mais de três meses de vida e habitantes da zona rural. A ação, realizada por agentes do Programa de Controle da Raiva, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), segue até 2 de setembro.
O trabalho é realizado por equipes que atuam por regiões. O percurso, por vezes, precisa ser repetido devido à ausência de proprietários ou funcionários nas fazendas. A efetividade da campanha, segundo a coordenadora do programa, Lilian de Andrade, requer a participação popular.
“Agora é um momento de prezarmos pela saúde dos animais e do homem, já que a raiva é uma doença transmissível aos seres humanos. Por isso, reforçarmos para que deixem as porteiras abertas para nossas equipes. A única prevenção é a vacinação anualmente”, explicou.
Animais doentes ou no período de gestação ou lactação devem ser encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses após o desmame ou quando estiverem sadios. A orientação é que a população se informe sobre ter perdido o atendimento dos agentes, roteiro e demais detalhes com o Centro de Controle de Zoonoses: 3213-1470.
Combate à raiva
As ações do Programa de Controle da Raiva acontecem permanentemente durante todo o ano, com orientações, trabalhos de bloqueio e monitoramento do vírus, além de um posto de vacinação no CCZ. Um conjunto de fatores que deixa Uberlândia há mais de 30 anos sem registros da doença em cães e gatos.
Embora o município apresente uma realidade positiva, a participação da comunidade é fundamental para manter os índices atuais. A doença não tem cura e pode levar os animais à morte em poucos dias após o surgimento dos primeiros sintomas. O mesmo acontece com o ser humano se não procurar atendimento médico rapidamente após ser mordido por algum cão ou gato infectado.
FONTE SECOM
de tudo o que fazemos pela cidade.