Unidades de Saúde intensificam exame preventivos no ‘Outubro Rosa’


O ‘Outubro Rosa’ é o mês de sensibilização e conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo de útero. Durante todo o mês, as equipes das unidades básicas de saúde estarão intensificaram as ações de promoção à saúde da mulher, como a busca ativa para a realização dos exames de citopatologia (Papanicolau).

Adequadas às mudanças provocadas pela pandemia, as equipes das unidades de saúde estão fazendo a conscientização e busca ativa das mulheres que ainda não fizeram os exames de rotina. A divulgação está sendo feita de forma remota, por meio dos grupos de Whats App que as unidades gerenciam com a comunidade da área de cobertura.

“Todos os anos fazemos a intensificação do exame, devido a sua extrema importância para o diagnóstico precoce. Neste ano, daremos sequencia nas ações, mesmo diante da situação da pandemia. Por isso, estamos respeitando o prazo de um atendimento para higienização adequada da sala e evitando aglomeração”, explicou a coordenadora da atenção primária, Karina Kelly de Oliveira.

O exame é realizado para detectar alterações nas células do colo útero, sendo a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início.Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentando resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

Outra ação preventiva adotada pela Prefeitura de Uberlândia é a retomada dos exames de mamografia no Mamógrafo Móvel, que foram suspensos devido à pandemia. Seguindo a recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a Secretaria Municipal de Saúde oferta a mamografia de rastreamento às mulheres com idade entre 40 e 69 anos, que devem fazer o exame a cada dois anos.

O equipamento, instalado na área externa da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) São Jorge, já começou a receber os atendimentos. Os exames continuam sendo agendados pelas unidades de saúde por meio da Central Municipal de Regulação. São realizados cerca de 10 exames por dia, com intervalo de marcação de 30 minutos para que os profissionais façam a higienização do espaço.

 

Fonte: SECOM