Home / Notícias / Unidades de saúde fazem busca ativa dos homens no mês de novembro

Unidades de saúde fazem busca ativa dos homens no mês de novembro


Depois do engajamento em prol da saúde da mulher em outubro, agora é a vez de voltar as atenções aos cuidados com os homens, principalmente para a prevenção ao câncer de próstata.  Até o final deste mês, as equipes das unidades básicas de saúde realizarão a busca ativa de todos os homens da área de referência para reforçar a campanha do Novembro Azul.

Devido a pandemia, não haverá encontros nem palestras como nos anos anteriores. A estratégia desenvolvida este ano pelas equipes das unidades básicas de saúde é a busca ativa para reforçar os cuidados e a prevenção. Por meio de ligações, mensagens via Whatsapp e as visitas rotineiras dos agentes de saúde, os profissionais darão as orientações para impulsionar a marcação de consulta e realização de exames.

“Cada equipe conhece o seu território e realiza o trabalho de prevenção com o público masculino o ano todo. No mês de novembro intensificamos o trabalho para lembrá-los dos exames preventivos de rotina e dos cuidados que devem ter com a saúde”, explicou a coordenadora da Atenção Primária, Karina Kelly de Oliveira.

 

Cuidado amplo

O Novembro Azul foi criado para conscientizar os homens à respeito da prevenção ao Câncer de Próstata. Por evoluir lentamente, a doença tem os sintomas percebidos quando já está em estágio avançado, dificultando o tratamento.

No entanto, os profissionais aproveitarão o momento para reforçar sobre os cuidados com a saúde, conforme orientações da caderneta da Saúde do Homem, do Ministério da Saúde.  Dentre as abordagens estão o acesso e o acolhimento, a saúde sexual, paternidade e cuidado e a importância da imunização.

“Queremos lembrá-los que as unidades também são um local com espaço para os homens, que eles devem nos procurar, pois precisam de cuidados. Os homens precisam ter conhecimento sobre a saúde sexual, a prevenção às doenças e os benefícios do envolvimento ativo desde o planejamento reprodutivo, passando por todas as fases da gestação, parto e cuidados com os filhos”, explicou Karina.

A coordenadora ainda ressaltou que todas as unidades estão preparadas, seguindo todas os cuidados de proteção contra a Covid-19, para recebê-los e orientá-los da melhor forma possível.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 05/11/20
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

  • Acompanhe