Home / Notícias / UBSF Morumbi I e II faz ação especial para conscientizar homens sobre cuidados com a saúde

UBSF Morumbi I e II faz ação especial para conscientizar homens sobre cuidados com a saúde


Até o final de novembro – mês da conscientização dos homens a respeito da prevenção ao Câncer de Próstata e dos cuidados com a saúde –, as equipes das unidades básicas de saúde do município realizarão algumas ações para reforçar com o público masculino a importância dos bons hábitos e de estar em dia com os exames. Nesta quinta-feira (12), os profissionais da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Morumbi I e II realizam várias atividades, como uma espécie de Dia D de prevenção.

Adotando as recomendações de distanciamento social, a unidade, que fica na rua do Espigão, nº 871, criou pontos estratégicos de cuidados, como acolhimento odontológico e psicológico, verificação do cartão de vacina, teste rápido para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), conversas sobre o tema Novembro Azul e atendimento médico para avaliar e/ou solicitar exames de prevenção de doenças. Também será disponibilizado um espaço para café da manhã.

Durante os outros dias do mês, os profissionais da unidade continuarão sensibilizando a população masculina referenciada sobre os benefícios do envolvimento ativo dos homens desde o planejamento reprodutivo, passando por todas as fases da gestação, parto e desenvolvimento do bebê. Também serão abordados os cuidados para a prevenção de doenças, como hipertensão, diabetes, obesidade, alcoolismo e outras drogas. Os temas são referenciados de acordo com a caderneta da Saúde do Homem, do Ministério da Saúde

 

Atendimento Integral

Ao todo, o município de Uberlândia tem 69 pontos de atendimento da atenção primária (UBS e UBSF), que estarão mobilizados neste mês de conscientização. Devido à pandemia do novo coronavírus, não haverá grandes eventos como nos anos anteriores. As unidades estão adotando estratégias seguindo as recomendações de segurança, dentre elas está também a busca ativa. Por meio de ligações, mensagens via Whatsapp e as visitas rotineiras dos agentes de saúde, os profissionais darão as orientações para impulsionar a marcação de consulta e realização de exames.

“Cada equipe conhece o seu território e realiza o trabalho de prevenção com o público masculino o ano todo. No mês de novembro intensificamos o trabalho para lembrá-los dos exames preventivos de rotina e dos cuidados que devem ter com a saúde”, explicou a coordenadora da Atenção Primária, Karina Kelly de Oliveira.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 12/11/20
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

  • Acompanhe