UBSF Jardim das Palmeiras é inaugurada


A Prefeitura de Uberlândia inaugurou mais uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) nesta terça-feira (11). Trata-se da unidade no bairro Jardim das Palmeiras, com capacidade para atender até 15 mil pessoas. A nova estrutura, que já começa a funcionar a partir desta quarta-feira (12), garantirá que os moradores da área de cobertura da unidade tenham acompanhamento em um local mais acessível e adequado. A unidade recebeu o nome de UBSF Dr. Paulo César Fernandes, em homenagem ao médico e professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que faleceu neste ano.

Localizada na avenida Paulo Firmino, uma das principais vias da região, a nova unidade tem 650 m² de área construída e contou com um investimento de R$ 1,7 milhão. O projeto dispõe de recepção, sala de espera, sala de coleta, sala de vacinação, sala de cuidados básicos, sala de triagem, consultórios, depósito, vestiário, farmácia, dentre outros espaços administrativos e de serviços internos. Esta é a segunda unidade entregue das três anunciadas em 2019 pela Prefeitura de Uberlândia. A primeira foi a do bairro Ipanema, entregue nesta segunda-feira (10) e que já começou a receber pacientes. A outra, do bairro Marta Helena, segue em construção.

A equipe do Programa Saúde da Família (PSF) Jardim das Palmeiras II, que já atuava com os cidadãos da região, mas em um imóvel alugado, dará continuidade ao acolhimento da comunidade. Além disso, a equipe da UBSF São Lucas, que também estava em um local alugado, acolherá os pacientes da sua região no novo prédio. Com uma sede própria, as equipes de saúde poderão atender com mais qualidade e eficiência.  Os atendimentos das duas equipes começam nesta terça-feira.

A nova unidade poderá comportar trabalhos de até três equipes de PSF (integradas por médicos generalistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde), além de um espaço mais apropriado, de acordo com as necessidades de cada setor.

Fonte: SECOM