Home / Notícias / Uberlândia tem saldo de mais de 3 mil empregos em 2020

Uberlândia tem saldo de mais de 3 mil empregos em 2020


O mercado de trabalho de Uberlândia encerrou o ano de 2020 com saldo de 3.053 postos de trabalho. Puxado pela indústria, responsável por mais da metade das vagas geradas, o desempenho consta do balanço do Cadastro Geral e Empregados e Desempregados, divulgado pelo Ministério da Economia nesta quinta-feira (28).

“Nosso trabalho sempre focou o fortalecimento da nossa cidade e de todos que estão aqui. Nos últimos quatro anos, particularmente, enfrentamos muitas adversidades, mas acreditamos que o caminho passa pela recuperação da confiança do investidor, além de fornecer uma maior capacitação à mão de obra da cidade. Os resultados mostram que estamos no caminho certo, trabalhando tanto na infraestrutura da cidade, como em melhorias sociais para nosso povo”, destacou.

 

Cidade fortalecida

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, que impactou diretamente em um primeiro semestre difícil para o setor, a cidade conseguiu reverter o cenário, retomando a abertura de postos de trabalho a partir de junho. O saldo se manteve positivo nos meses seguintes e a cidade registrou em dezembro 530 empregos criados, entre 8.235 admissões e 7.705 desligamentos. Para esse mês, Uberlândia ficou em 1º lugar na geração de empregos entre as cidades do interior de Minas.

No balanço final do ano, houve 95.775 contratações e 92.722 demissões. Os dois setores que mais contrataram foram “Indústria” (+1.902) e “Serviços” (+1.030), seguidos por “Agropecuária” (+325) e “Construção” (+170).

Além dos investimentos em qualidade de vida (como obras de mobilidade urbana, educação, saúde, desenvolvimento social) e das mediações realizadas junto aos diversos segmentos da economia, a Prefeitura desenvolve políticas específicas para apoiar pequenas e médias empresas locais, como a consultoria Agente Local de Inovação (ALI) e a plataforma “Mais Negócio” – um recurso que leva capacitação e se tornou uma vitrine virtual gratuita para os empreendedores.

 

Indústria no topo     

Alicerçada nos segmentos de transformação, bebidas e alimentos e fabricação de cigarros, a produção industrial uberlandense cresceu 43,52% em 2018 no comparativo com 2017, gerando mais de R$ 9 bilhões na economia, segundo levantamento sobre o Produto Interno Bruto (PIB) divulgado em dezembro do ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com a colaboração, em Minas Gerais, da Fundação João Pinheiro (FJP). Os investimentos anunciados neste período tiveram reflexos nos anos posteriores.

 

Apoio aos trabalhadores

Desde agosto do ano passado, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação passou a administrar a unidade do Sistema Nacional de Emprego (Sine), em uma ampla estrutura localizada na rua São Francisco de Assis, nº 1.070. Desde então, foi desenvolvido um modelo que aproxima os candidatos das vagas disponíveis na cidade, além de aprimorar a capacitação da comunidade por meio das dezenas de cursos disponíveis nos Centros Profissionalizantes.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 29/01/21
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe