Home / Notícias / Uberlândia recebe visita do Ministério da Saúde como cidade referência na atenção primária

Uberlândia recebe visita do Ministério da Saúde como cidade referência na atenção primária


Escolhida para ser um Centro Colaborador de boas práticas na saúde, a Prefeitura de Uberlândia receberá nesta quarta (9) e quinta-feira (10) a visita de membros do Ministério da Saúde, que irão conhecer os processos adotados na Atenção Primária e que motivaram a cidade a ser uma referência no serviço para outros municípios.

 Desde o início da atual gestão municipal, Uberlândia desenvolve a padronização dos serviços de saúde por meio da Planificação da Atenção à saúde, denominado no município de projeto Qualifica SaUDI, que veio para ampliar o acesso da comunidade nas unidades de saúde e fortalecer a atenção primária na cidade. As ações desenvolvidas motivaram o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) a escolher Uberlândia como referência para outras localidades que queiram seguir os exemplos adotados no município.

Os membros do Ministério da Saúde visitarão vários pontos de atenção à saúde para acompanharem processos importantes implantados no município, como a organização dos processos nas unidades de atenção primária, a integração da atenção primária e atenção ambulatorial especializada no cuidado de usuários com condições crônicas (hipertensão, diabetes, gestantes, doenças reumáticas, etc.), organização da rede de atenção à saúde da pessoa idosa e as ações integradas das unidades básicas de saúde com a rede de urgência e emergência e atenção hospitalar.

As visitas acontecerão nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) dos bairros Santa Luzia, Novo Umuarama, São Jorge II e III, na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) São Jorge e Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro.

 

Uberlândia como referência

O Centro Colaborador se efetivou por meio de um termo de compromisso assinado entre a Prefeitura de Uberlândia e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) em agosto de 2019. Com a assinatura do termo, ficou estabelecido que Uberlândia é um local de visitas de gestores e profissionais, bem como um centro de capacitação de facilitadores.

Os Centros Colaboradores têm o propósito de fortalecer e ampliar a cooperação técnica entre Estados e Municípios, facilitando informações e serviços, além de estimular e apoiar o treinamento e a pesquisa.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 09/09/20
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

  • Acompanhe