Home / Notícias / Uberlândia realiza várias ações em homenagem a Semana do Graffiti

Uberlândia realiza várias ações em homenagem a Semana do Graffiti


Uma programação especial foi montada pela Prefeitura de Uberlândia para celebrar a Semana Municipal do Graffiti. As ações foram idealizadas pela Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil (SMPDDSDC) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) para valorizar e expandir a arte do graffiti na cidade.

Entre os dias 26 a 31 de janeiro, várias atividades serão executadas para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, com o objetivo de intensificar a divulgação e incentivo desta arte. A programação também promove a interação da população com artistas locais e externos, fomentando debates e conhecimentos socioculturais sobre o graffiti.

As atividades, como oficina de customização de camisetas, criação de painéis, dentre outras ações, acontecerão com jovens que estão no Centro Socioeducativo de Uberlândia (Ceseub) e em Comunidades Terapêuticas. As oficinas em homenagem à Semana do Graffiti darão aos participantes, o envolvimento na manifestação artística, além de expressar percepções, retratar e até mesmo questionar hábitos e defender causas. “A ideia é que o evento proposto contribua para o Graffiti afirmar sua presença em Uberlândia como instrumento artístico-educativo apto a atuar no aprimoramento das relações simbólicas e sociais da população. E que seja uma porta para os jovens entrarem, sonharem e mudarem de vida através da arte”, pontuou Cleiton Rocha (Kakko), coordenador do Núcleo de Prevenção às Drogas da SMPDDSDC.

Segundo Kakko, a realização das atividades previstas contribuirá para evidenciar o compromisso social do poder público municipal com a inserção da arte no cotidiano de jovens e adultos. “A juventude e toda população precisa ter conhecimento que graffiti é uma arte, uma forma de expressão da cultura urbana contemporânea e, o principal, é mais uma ferramenta de transformação social na vida das pessoas. O graffiti também está presente e sendo apreciado em grandes polos e nos centros urbanos mais importantes do mundo trazendo humanização, celebração e muita reflexão no espaço público. E por isso, estamos felizes em desenvolver esta arte com os jovens em situação de vulnerabilidade.”

 

Confira as atividades programadas

  •          Dia 26 de janeiro

Oficina de Graffiti, Zumba e Roda de Conversa

Local: Comunidade Terapêutica Ser Livre Feminina

Horário: Das 8h às 11h.

 

  •          Dia 27 de janeiro

Oficina de Graffiti e Roda de Conversa

Local: Comunidade Terapêutica Ser Livre Masculina

Horário: Das 14 às 17h

 

  •          Dia 28 de janeiro

Criação de Painel e Oficina de Graffiti

Local: Centro Socioeducativo de Uberlândia-CSEUB

Horário: Das 8h às 12h.

 

  •          Dias 29, 30 e 31 de janeiro

Criação de Painel com artistas locais

Horário: Das 8h às 17h.

Locais: 29 de janeiro: Centro da cidade

30 de janeiro: Shopping Park

31 de janeiro: Casa de Acolhimento da Fundação Maçônica.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 26/01/22
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe