Com foco na conscientização ambiental das pessoas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos elaborou uma programação especial para ser desenvolvida ao longo da Semana do Meio Ambiente, que este ano acontece entre os dias 1º e 5 de junho. As atrações, sob a temática “Uma só terra: somos todos responsáveis”, estão previstas para diversos pontos ecológicos de Uberlândia e contarão com abordagens ligadas à preservação, cuidados e ensinamentos no trato com a natureza e os recursos naturais.
“É uma oportunidade de termos momentos voltados para o meio ambiente. Nós temos uma infraestrutura muita rica e diversa e essa é uma chance de levar as pessoas para os espaços oferecidos pela secretaria. São ações que possibilitam o conhecimento desses espaços, ao mesmo tempo em que reforça o zelo com o meio ambiente, àquilo que visa proteger e preservar a natureza como um todo”, destacou a secretária da pasta, Larissa Espíndula.
As ações promovidas pela Prefeitura têm como público-alvo desde crianças e adultos até empresários e empreendedores do município. Algumas escolas da rede municipal de ensino, por exemplo, agendaram visitações guiadas nos parques e no zoológico da cidade.
No dia 8 de junho, excepcionalmente, a Prefeitura de Uberlândia realiza, em parceria com a Comissão de Direito Ambiental da 13º subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Uberlândia, finaliza as atividades da Semana do Meio Ambiente com a retomada do debate online “Cidades inteligentes e sustentáveis”.
Confira a seguir a programação da Semana do Meio Ambiente
| Dia | Horário | Local | Evento |
|
1º |
10h | auditório Cícero Diniz | Abertura oficial da Semana do Meio Ambiente |
| 10h | auditório Cícero Diniz | Mostra de Reciclagem | |
| 10h30 | auditório Cícero Diniz | Rodada de palestras:
– Palestra Bioma Cerrado: Ecologia e Flora (com a pesquisadora da Embrapa, Fabiana Aquino)
– Palestra Nascentes (com o engenheiro agrônomo e assessor do Sebrae, Pierre Santos)
– Palestra Basalto e Sustentabilidade Ambiental (com o chef da Divisão de Agricultura Conservacionista do Mapa, Maurício Carvalho)
|
|
|
14h às 16h |
auditório Cícero Diniz | Palestra Environmental, Social and Corporate Governance (ESG) (com a executiva no Movimento Todos a uma só voz, Cláudia Leite) | |
| 8h às 17h30 | Zoológico | Atividade de educação ambiental sobre fauna (público infantil) | |
| 19h às 22h | online | Cidades inteligentes e sustentáveis (OAB Uberlândia) – 1ª noite | |
| 2 | 8h às 17h30 | Parque Siquierolli | Atividade de educação ambiental (público infantil) |
|
3 |
8h às 17h30 | Parque Santa Luzia | Mudanças climáticas – exposição de cartoons ambientais (público infantil) |
| 14h | Praça Sérgio Pacheco | Bueiro azul – atividade de pintura de bueiros com a participação da Escola da Criança | |
|
4 |
9h |
Parque Siquierolli | Mostra de artesanato e atividades culturais com a presença das bandas Municipal e do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado |
|
5 |
15h |
Parque Siquierolli | Mostra de artesanato e atividades culturais com a presença das bandas Municipal e do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado |
| 8 | 19h às 22h | online | Cidades inteligentes e sustentáveis (OAB Uberlândia) – 2ª noite |
Fonte: SECOM
de tudo o que fazemos pela cidade.