Home / Notícias / Uberlândia está no topo do Mapa do Turismo Brasileiro pela terceira vez consecutiva

Uberlândia está no topo do Mapa do Turismo Brasileiro pela terceira vez consecutiva


Com uma estruturada gestão de políticas públicas, Uberlândia, mais uma vez, é destaque em ranking nacional. Pela terceira vez consecutiva, a cidade está entre as mais bem preparadas para receber os turistas do país e estrangeiros, qualificada na categoria A do Mapa do Turismo Brasileiro 2023, divulgado pelo Ministério do Turismo (MTur). No país, de 2.477 municípios inscritos até o momento, somente 55 alcançaram a categoria A. Os dois levantamentos anteriores são de 2022 e do período 2019 a 2021.

Em Minas Gerais, entre 587 municípios cadastrados no Mapa do Turismo 2023, apenas três cidades foram classificadas na categoria A: Uberlândia, única representante do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba que obteve essa condição, além de Belo Horizonte e Poços de Caldas. Uberlândia ficou à frente de outros grandes municípios mineiros, como Juiz de Fora e Montes Claros, que apareceram na categoria B. O Mapa mostra 27 municípios mineiros na categoria B, 69 na C, 365 na D e 123 na E.

Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo Brasileiro é um ranking divulgado pelo MTur, no qual estão presentes cidades que consideram o setor estratégico para o desenvolvimento e com real vocação turística ou que são impactados pela movimentação econômica gerada por viagens.

No levantamento, os municípios são classificados em cinco categorias: A, B, C, D e E. De posse desta classificação, o gestor público pode avaliar o desempenho do seu município no turismo, orientando ações para o desenvolvimento do setor.

A classificação leva em consideração itens diretamente relacionados à economia do turismo como quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos que geram, estimativas de visitantes domésticos e internacionais realizadas pelo MTur e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem informada pela Receita Federal. Os municípios também precisam atender a critérios, como ter um órgão de turismo e orçamento definido para investimentos, além de ter Conselho Municipal de Turismo ativo.

Saiba mais: Mapa do Turismo Brasileiro 2023

 

Fonte: Secom


Publicado em: 17/05/23
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe