O Programa Saúde Escolar (PSE), realizado pela Prefeitura de Uberlândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi selecionado para ser referência em um vídeo comemorativo aos 15 anos de implantação do Programa Saúde na Escola, do Ministério da Saúde. A cidade foi considerada destaque na implementação do serviço nas unidades de educação.
Nesta quinta-feira (30), representantes do órgão federal chegaram à cidade para coletar depoimentos de profissionais e pessoas atendidas e produzir vídeos sobre as atividades locais. Eles também participarão de reuniões com representantes locais e conhecerão pessoalmente unidades de saúde municipais até esta quinta-feira (31). O material fará parte do vídeo que será divulgado para todo o Brasil mostrando ideias bem sucedidas.
Com ações voltadas para 13 temáticas, o PSE desenvolve trabalhos em áreas como saúde ocular, alimentação saudável, sexualidade e prevenção ao Aedes aegypti e ao uso do álcool e das drogas. As ações são feitas por 40 agentes da SMS em 122 escolas municipais e 27 estaduais.
Segundo a coordenadora do Cento de Educação em Saúde / PSE, Andréa Flávia da Silva Corrêa, os trabalhos não pararam mesmo durante a suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia de covid-19.
“Produzimos vídeos e disponibilizamos pela internet. Além de manter os outros temas, também incluímos a questão da pandemia”, disse a coordenadora. Andréa ainda destaca que o trabalho só é bem sucedido devido às parcerias com outros setores da SMS, além da Secretaria Municipal de Educação e da Superintendência de Estado de Saúde de Minas Gerais.
Analista técnica de Políticas Sociais do Ministério da Saúde, Kátia Godoy Cruz conta que a experiência de Uberlândia contribui para o avanço de políticas que apoiam o desenvolvimento e o desempenho de estudantes.
“Queremos dar destaque para as ações do Programa Saúde na Escola e entender o que Uberlândia faz para ser destaque nessa ação. Uma das integrações mais importantes nas políticas públicas está na saúde com a integração. Então é muito importante trabalhar na rotina da escola para auxiliar no desenvolvimento de crianças mais saudáveis”, disse a analista.
Fonte: SECOM
de tudo o que fazemos pela cidade.