Home / Notícias / Uberlândia é destaque em evento do Programa Nacional de Alimentação Escolar

Uberlândia é destaque em evento do Programa Nacional de Alimentação Escolar


A Prefeitura de Uberlândia foi citada como exemplo de boas práticas durante um evento promovido pelo Instituto Federal de Minas Gerais (Sul de Minas), que tratou sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Promovido nesta quarta-feira (17), o evento contou com a participação de especialistas e representantes de entidades ligadas à alimentação escolar, onde foram debatidos temas como Educação Alimentar e Nutricional, o papel da agricultura familiar no PNAE e a importância dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) dos municípios.

“Temos um CAE muito ativo e participativo e todas as ações da gestão atual são pautadas na transparência. Então quando há esse trabalho conjunto entre a administração e as lideranças da sociedade civil, os resultados são positivos. Atribuímos, inclusive, o sucesso dos nossos programas de alimentação escolar à essa participação”, afirmou a secretária municipal de Educação, Tania Toledo.

Durante o evento, Uberlândia foi citada pelo presidente do CAE Uberlândia, Cidelmar dos Reis Pereira, como bom exemplo. Ele comentou sobre a experiência de controle social e o bom relacionamento da SME na execução das políticas públicas existentes no município. “Além de fiscalizar os gastos da Prefeitura, nós temos a função de colaborar e investir para que o município tenha sucesso na implantação do PNAE. Para que tudo funcione de forma efetiva, atuamos, por exemplo, na garantia de que a agricultura familiar faça parte da merenda escolar, além de cobrar dos agricultores que os produtos sejam de qualidade para que a alimentação dos alunos também seja de qualidade”, afirmou.

 

Programa Municipal de Alimentação Escolar

No contexto educacional municipal, uma alimentação equilibrada, nutritiva e de acordo com as necessidades de cada faixa etária faz parte da realidade vivida nas escolas da Prefeitura de Uberlândia por cerca de 70 mil estudantes. Ao todo, a Secretaria Municipal de Educação (SME), atende 121 escolas, além de contribuir com 45 Organizações da Sociedade Civil (OSCs), parceiras da SME.

Outro papel importante do programa é a aquisição de produtos da agricultura familiar. Semanalmente as escolas recebem verduras, frutas e legumes frescos que possibilitam a produção de lanches ainda mais saudáveis. A fim de garantir que os produtos adquiridos sejam bem utilizados, equipes da SME realizam visitas constantes às escolas e observam como os alimentos são armazenados e utilizados, além dos critérios de higiene.

A Prefeitura ainda foi pioneira ao distribuir kits de alimentos para os estudantes municipais que precisaram ficar em casa durante o período de suspensão das aulas presencias por causa da pandemia da Covid-19, antes mesmo de existir qualquer determinação de órgãos superiores. Com a intenção de reduzir a insegurança alimentar e nutricional e promover a oferta de alimentos nutritivos mesmo fora do ambiente escolar, inicialmente, o benefício era para aqueles contemplados pelo Programa Bolsa Família, em que foram atendidos mais de 52 mil estudantes em 2020. Com a continuidade, o projeto foi ampliado para todos os alunos que desejassem receber o benefício, com a distribuição de mais de 125 mil kits até o início de dezembro.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 18/11/21
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe