Home / Notícias / Uberlândia é a 1ª do Brasil em estímulo às telecomunicações

Uberlândia é a 1ª do Brasil em estímulo às telecomunicações


O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia ganhou um novo e importante reconhecimento nesta terça-feira (14). Na apresentação da 6ª edição do ranking nacional Cidades Amigas da Internet, dentro da programação virtual do Painel Telebrasil 2021, a Conexis Brasil Digital (associação que congrega as principais de operadoras de telecomunicações) e a Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), com apoio da consultoria Teleco, anunciaram a cidade como a primeira do país em estímulo ao desenvolvimento da infraestrutura de telecomunicações e expansão da conectividade.

Durante a premiação, realizada no final da manhã por videoconferência e transmitida pela página do painel no Youtube, o prefeito Odelmo Leão comemorou o resultado, destacando as recentes conquistas municipais no setor.

“Na pandemia, tivemos que oferecer aulas on-line para mais de 70 mil alunos, o que incluiu internet nas escolas e desenvolvimento de ferramentas para disponibilizar os materiais para os estudantes. Estamos com mais de 95% dos serviços da Prefeitura ofertados à população por meio de plataformas digitais. O cadastro da vacinação contra a Covid-19 é todo virtual. A confirmação do agendamento é enviada ao cadastrado por mensagem de texto e eu tenho aqui uma ferramenta de Business Intelligence (BI) que me permite ter um controle de quantos vacinaram, quantos são faltosos”, destacou.

O prefeito ainda ressaltou a recém inauguração do Polo Tecnológico Sul (primeiro loteamento público empresarial, voltado para empresas de base tecnológica) e do UDI Lab (um espaço público e gratuito de coworking para microempreendedores individuais e startups). O Município também iniciou neste ano a entrega de tablets para alunos da Rede Municipal de Ensino.

“Eu sempre digo que é obrigação do município ser facilitador e é nossa determinação para todos os serviços, incluindo o de telecomunicações. É um mundo novo e precisamos estar nele”, declarou Odelmo Leão.

 

Retomada

O ranking Cidades Amigas da Internet é realizado anualmente entre os 100 maiores municípios brasileiros e, neste ano, considerou restrições, burocracia, prazo e onerosidade para a implantação de Estações Rádio Base (ERBs) e redes (subterrâneas ou aéreas). Os municípios concorrentes são analisados quanto à elaboração de políticas e ações públicas que incentivem e facilitem a instalação de infraestrutura necessária à expansão destes serviços, o que mostra o nível de oferta do acesso à internet e a atração de investimentos.

Segundo a Conexis, Uberlândia é a que mais pontuou nos quesitos considerados pelo ranking, entre os quais estão legislação e prazo para licenciamento de antenas. Dessa forma, a cidade, que em 2020 ficou em segundo lugar na classificou, retomou o desempenho de 2019, quando também ocupou a primeira posição.

O presidente da Conexis Brasil Digital, Marcelo Ferrari, afirmou que o 2º maior município de Minas Gerais e polo logístico do Brasil Central é exemplo a ser seguido. “Eu fiz uma palestra sobre o que o 5G pode fazer pelas cidades e eu acho que Uberlândia mostra o que uma cidade pode fazer pelo 5G. Então queria parabenizá-lo, prefeito, e que sirva de exemplo para outras cidades em todo o Brasil, para adotar uma lei moderna, levando conectividade para a população”, disse.

 

Confira as dez primeiras colocadas no Ranking Cidades Amigas da Internet|

UF Cidades Ranking
Final
MG Uberlândia 1
SP São José dos Campos 2
RS Porto Alegre 3
PR Curitiba 4
PR Cascavel 5
BA Feira de Santana 6
SP Santo André 7
SP Suzano 8
SP Bauru 9
CE Fortaleza 10

Confira o ranking e obtenha mais informações aqui.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 15/09/21
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe