Home / Notícias / Uberlândia conta com mais de 2,9 mil contêineres da coleta mecanizada

Uberlândia conta com mais de 2,9 mil contêineres da coleta mecanizada


O serviço de coleta mecanizada do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) já conta com 2.944 contêineres em pontos estratégicos de Uberlândia para facilitar o descarte do lixo na cidade e no campo. Nos últimos 12 meses, foram instalados 1.082 dispositivos na área urbana e 25 na zona rural. A coleta mecanizada teve uma ampliação de 65% no ano.

O diretor geral do Dmae, Adicionaldo dos Reis Cardoso, destacou que os benefícios do serviço motivam a ampliação do sistema. “Com o lixo colocado nos contêineres, eliminam-se os sacos rasgados por animais, evitam-se os odores indesejados, além de reduzir a proliferação de insetos. A organização da coleta também é melhorada, uma vez que a população pode descartar o lixo em qualquer horário”, explicou.

Os equipamentos são colocados em locais com grande fluxo de pessoas, como feiras livres, unidades de saúde, escolas, instituições, avenidas comerciais e na zona rural. Desde o início de 2017, a população da zona rural tem os recipientes à disposição nas entradas de chácaras, sítios e fazendas. O trabalho na zona rural é monitorado frequentemente para que a quantidade recolhida seja compatível com o descarte.

O diretor pede, ainda, o apoio da população na conservação dos contêineres. Os moradores podem ligar no 115 para denunciar ações danosas aos equipamentos. “Os atos de vandalismos causam prejuízos aos equipamentos e a toda a comunidade. Precisamos nos conscientizar e evitarmos esse tipo de dano”, afirmou.

 

Localização

Para uma dinâmica melhor da coleta mecanizada, o correto é que o contêiner fique posicionado no lado direito da via, ou seja, na faixa de estacionamento. Isso permite que nos bairros populosos e com grande extensão (como o Santa Mônica e Luizote de Freitas, por exemplo), a coleta seja feita com mais agilidade.

 

Viabilidade

As solicitações para instalação de contêineres podem ser feitas pelo Fone Fácil 115 ou por meio de oficio protocolado na Plataforma de Atendimento do Dmae, na avenida Rondon Pacheco, 6400, Tibery. Os pedidos são analisados e, caso haja viabilidade técnica, são instalados. Mais informações no www.dmae.mg.gov.br

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 28/12/20
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe