Uberlândia conta com iniciativas de apoio a micro e pequenas empresas


Hoje (5), celebra-se o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE), valorizando importantes setores da economia da cidade. Pensando nelas, a Prefeitura de Uberlândia desenvolve projetos e programas para auxiliar a população nos mais diversos setores. Como parte do compromisso de criar cada vez mais condições para a melhoria da qualidade de vida na cidade, as MPEs podem contar com consultoria gratuita e ferramentas para alavancar e fortalecer os negócios.

“Procuramos olhar com a devida atenção e respeito para todos aqueles que trabalham pelo bem da nossa Uberlândia e as MPEs são uma parte importante dessa história. Hoje, oferecemos suporte gratuito para esse público, seja por meio do Agente Local de Inovação- uma consultoria completa em parceria com o Sebrae-, seja por meio do ‘Mais Negócio’, um recurso on-line com capacitação, curso e até um canal de divulgação das empresas pelo ‘Zap da Prefeitura’. É caminhando juntos que vamos progredir com qualidade”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

A plataforma virtual “Mais Negócio” foi lançada no final de julho e, em dois meses, já somava mais de 1 mil empresas. Vender, profissionalizar e digitalizar são os pilares da ferramenta, que oferece, pela internet, cursos profissionalizantes em diferentes áreas (como beleza e mecânica) e capacitação em marketing digital. Por meio do recurso, o empreendedor ainda pode ter seu nome no catálogo de empresas acessível pelo “Zap da Prefeitura’ (34 9.9774-0616), bastando, para isso, se cadastrar na plataforma. (Saiba mais aqui).

Já a consultoria ALI, iniciada em outubro do ano passado, beneficiou cerca de 200 negócios apenas no primeiro ciclo, que teve seis meses de duração. Desse total, 64,3% era formado por microempresas e o restante, 35,3%, se enquadrava como empresas de pequeno porte.

Mais que uma política de estímulo ao empreendedorismo, o Agente Local de Inovação é uma ferramenta que trabalha com soluções inovadoras e de impacto na geração de emprego e renda. Embora tenha sido lançado antes do período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o projeto mostrou que tem recursos para ser um importante aliado dos pequenos negócios no enfrentamento dos desafios presentes no cenário nacional.

Em sua segunda fase, a consultoria acompanha atualmente mais de 150 empreendedores, que se cadastraram e se habilitaram para participar do projeto. O suporte acontece por meio de videoconferências online. (Conheça aqui).

 

Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa

As MPEs desempenham um papel tão relevante para a economia do país que nesta segunda-feira (5) é celebrado o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Segundo dados do Sebrae, esse tipo de empreendimento forma a base da economia brasileira e corresponde a 99% do universo empresarial. De tudo o que é produzido no Brasil, 30% é gerado pelo segmento, que ainda responde por 55% dos empregos formais criados.

 

Fonte: SECOM