Home / Notícias / Uberlândia castrou mil animais neste ano por meio do Castramóvel

Uberlândia castrou mil animais neste ano por meio do Castramóvel


O Castramóvel, da Prefeitura de Uberlândia, chega ao final do seu primeiro ano de atuação com a realização de mil castrações em cães e gatos. O programa de Controle Populacional de Cães e Gatos foi lançado em novembro deste ano e, em apenas 36 dias, conclui a meta do segundo semestre. Ao todo, o programa atendeu 110 protetores independentes e 15 organizações não governamentais (ONGs), além dos agendamentos. O Castramóvel foi realizado em parceria com a ONG SOSPet, responsável pelas cirurgias de esterilização dos animais, em um espaço localizado no Camaru, área interna do Sindicato Rural de Uberlândia. O investimento municipal foi de R$ 182 mil na realização dos serviços. Segundo o coordenador do Castramóvel, Amado Júnior, a expectativa é quem em 2022 ocorram mais de duas mil castrações. “A nossa intenção é retornar com os atendimentos no mês de março”, disse.

 

Castramóvel

A unidade de atendimento do Castramóvel possui isolamento térmico e acústico, sistemas de climatização e de segurança e combate a incêndio, além de sistema hidráulico com dois reservatórios de água. O ambiente é dividido entre salas de pré e pós-operatório, centro cirúrgico, banheiro e depósito para dejetos. O veículo foi adquirido com recurso oriundo de emenda parlamentar do deputado federal Weliton Prado e com contrapartida do Município.

 

Causa animal

O trabalho de castração já ocorre há algum tempo na cidade. Entre os anos de 2009 a 2020, a Prefeitura, por meio de convênio com o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia, alcançou mais de 15,5 mil animais da população de baixa renda cadastrada. Com este trabalho que já é desempenhado, somado ao programa de castração, Uberlândia terá a partir do ano que vem, aproximadamente 3.500 animais castrados por ano.

 

Cadastro Protetores e ONGs

A Prefeitura de Uberlândia já possui uma listagem com aproximadamente 80 nomes, dentre eles, protetores de animais e ONGs. O interessado, que se enquadre como ONG ou protetor e não esteja cadastrado, deve entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses de Uberlândia, pelo telefone (34) 3213-1470, e seguir as orientações e requisitos que serão solicitados.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 21/12/21
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe