Home / Notícias / Sistema municipal de saúde recebe investimentos e é ampliado

Sistema municipal de saúde recebe investimentos e é ampliado


Os investimentos do prefeito Odelmo Leão na saúde são constantes e vão muito além das medidas de combate e enfrentamento ao novo coronavírus. Desde 2019, o prefeito tem aplicado recursos em diversas intervenções que irão aprimorar o atendimento primário e de urgência e emergência em todas as regiões da cidade. Atualmente, várias obras estão em andamento para ampliar a capacidade de atendimento da rede.

Em abril deste ano foram anunciadas duas novidades. Uma foi a criação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que será abrigado no antigo prédio do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), localizado no Centro, e ampliará a realização de procedimentos complexos de odontologia.

O outro benefício anunciado pelo prefeito na mesma época foi a reforma e a ampliação da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro Pampulha. Quem passa pelo local já encontra o canteiro de obras todo montado e o serviço de aterro concluído. Além da finalização de alguns projetos, os operários realizam a sondagem do solo para obter informações e determinar o melhor tipo de fundação a ser executado. A ampliação de toda a UAI proporcionará novos espaços para a instalação da farmácia, salas administrativas e uma área voltada para a prática de exercícios físicos.

Do outro lado da cidade, a ampliação da UAI do bairro Planalto está em fase final. As enfermarias feminina e pediátrica ganharam novos espaços. Também foram construídas uma sala de descanso para os médicos e um cômodo para a guarda temporária de cadáveres. Para a conclusão destes serviços falta apenas a parte de acabamento, como instalações de vidros, lâmpadas e tomadas. Além disso, ao lado do ambulatório da unidade estão sendo erguidos três novos consultórios.

Atenção primária

Iniciadas há cerca de três meses, a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Guarani está avançando. Em breve, as 12 mil pessoas atendidas no local contarão com uma recepção maior, uma nova farmácia, um novo consultório médico e os servidores terão uma nova sala de esterilização. A concretagem do piso da área externa foi concluída, a pintura está sendo finalizada e nos próximos dias será feita a instalação dos vidros, a construção do telhado e da rampa de acesso.

No bairro Shopping Park, entre as ruas Maria Marquês da Silva e Julieta Oliveira Jordão, está em construção a nova Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF). O serviço de limpeza, aterro e a construção do muro de arrimo estão concluídos e atualmente a equipe trabalha na execução dos muros da divisa e na colocação das estacas de fundação.

Além da nova unidade do Shopping Park, os moradores dos bairros Jardim das Palmeiras, Jardim Ipanema e Marta Helena também contarão com novas UBSFs. No Jardim das Palmeiras, as obras estão em fase final e os operários concluem o assentamento de bancadas, a instalação de portas e janelas, o piso de concreto da área externa e o piso do estacionamento.

No Jardim Ipanema também já é possível imaginar as futuras instalações da UBSF. Com cerca de 90% de conclusão, janelas e portas foram instaladas e o piso tátil está pronto. No obra faltam a parte elétrica, assentamento de pias, bancadas e demais acabamentos. Já a unidade do bairro Marta Helena precisou passar por adequações no projeto e ainda está na fase inicial.

Fonte: SECOM


Publicado em: 02/06/20
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

  • Acompanhe