Sistema Capim Branco terá amplo espaço de paisagismo


O sistema Capim Branco de Água Potável, localizado próximo à comunidade da Tenda do Morena, na zona rural de Uberlândia, conta com um projeto paisagístico específico. Todo o entorno da Estação de Tratamento de Água (ETA) e da captação de água bruta estão recebendo cobertura com grama, além do plantio de 73 árvores e 427 arbustos, totalizando 85.100m². A expectativa é que a estrutura, sob responsabilidade do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), entre em pré-operação em outubro.

Cerca de 40% de um total de 71.400 m² já recebeu o plantio de grama esmeralda em cinco áreas externas da ETA. Na captação, 50% dos 14.700 m² da área total a ser coberta já foi executada. Após a conclusão desta etapa, será realizado o plantio de árvores e arbustos, algumas típicas do cerrado como os ipês rosa, amarelo e branco. Os espaços também vão receber mudas de quaresmeiras, palmeira rabo de raposa e pau-ferro. Arbustos como fórmio verde, dracena, cica e strelitzia preenchem a arborização.

A diretoria técnica da autarquia explica que o paisagismo harmoniza o empreendimento arrojado com a vegetação típica do cerrado mineiro. Além da estética, a cobertura vegetal melhora a permeabilização na área da estação de tratamento. Também propicia um panorama de verde e azul aos visitantes.

 

Capim Branco

O sistema Capim Branco começou a ser idealizado em 1995, sendo retomado e financiado em 2012. O investimento da primeira etapa é estimado em aproximadamente R$ 336 milhões, financiados e repassados em parcelas pela Caixa conforme o andamento dos trabalhos.

 

Fonte: SECOM