Home / Notícias / Sistema Capim Branco garante segurança hídrica para Uberlândia

Sistema Capim Branco garante segurança hídrica para Uberlândia


Uberlândia alcançará uma nova etapa no abastecimento de água a partir da operação do terceiro sistema de abastecimento. A segurança hídrica estará garantida com a captação de água bruta no lago de Capim Branco, localizado na comunidade rural da Tenda do Moreno. O reservatório, com volume de 241 milhões de m³ (equivalente a mil vezes o consumo diário da cidade), não sofre alterações de nível, mesmo no período de estiagem.

O controle do nível da represa é realizado pelo Operador Nacional do Sistema de Energia, uma vez que o represamento atende a operação da Usina Hidrelétrica Amador Aguiar I. O sistema é diferente dos demais existentes hoje no município (Bom Jardim e Sucupira), nos quais o controle do represamento está sob a responsabilidade do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) e a finalidade do recurso hídrico é para a produção de água potável.

De acordo com o diretor técnico do Dmae, Geraldo Sílvio, em função de não ocorrer oscilações no nível do canal, não há comprometimento do sistema de captação no período de seca. “A represa de regulação Nova Ponte está à montante do reservatório de Capim Branco 1, o que garante segurança hídrica para o abastecimento de Uberlândia”, explicou.

Em sua primeira fase de operação, o Sistema Capim Branco pode captar até 2 mil litros de água por segundo no reservatório. O novo sistema vai reforçar os dois existentes (Sucupira e Bom Jardim), com capacidade conjunta de fornecimento de água para 1,5 milhão de habitantes.

 

Pré-Operação

A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sistema Capim Branco está em pré-operação. Nesta fase, o Dmae, o consórcio construtor e os fornecedores de equipamentos estão realizando uma série de testes em todas as áreas, como na parte elétrica, mecânica, automação, química e estanqueidade das estruturas civis.

 

Sistema Capim Branco

Localizado na comunidade rural da Tenda do Moreno, o sistema Capim Branco ocupa uma área de 129.243,95 m² (ETA e Captação) e é composto por uma estação de tratamento, 20 km de adutoras, reservatório com capacidade de 10 milhões de litros, unidade de tratamento de resíduos, casa de química, elevatória de bombas, caixa de transição, painéis elétricos, subestação e canal de captação de água bruta. O sistema foi planejado para ser ampliado em uma segunda e terceira etapas, com capacidade de triplicar a produção de água (6 mil litros por segundo).

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 17/11/20
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

  • Acompanhe