Home / Notícias / Sine Uberlândia realiza mais de 100 mil atendimentos em 2021

Sine Uberlândia realiza mais de 100 mil atendimentos em 2021


Incorporado às frentes de trabalho realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), o Sistema Nacional de Emprego (Sine) Uberlândia realizou mais de 100 mil atendimentos em 2021. Um trabalho que foi possível com estruturação e atendimento das demandas da unidade, mesmo em período de pandemia.

As atividades do Sine acontecem sob o comando da Diretoria de Formação Profissional e Geração de Emprego e Renda, que possuem, ainda, ações que visam impactar diretamente na empregabilidade e renda da população de Uberlândia, como capacitação profissional e a aproximação dos cidadãos às necessidades do empregador, potencializando as chances ingresso no mercado de trabalho.

Os atendimentos do Sine buscam alternativas para os trabalhadores que procuram uma oportunidade profissional, acesso a habilitação e ao seguro-desemprego, encaminhamento para qualificação profissional, bem como para as demandas dos empregadores por trabalhadores. Neste primeiro ano de gestão municipal do Sine, foi realizada uma modernização da estrutura da unidade, com a melhoria no atendimento, possibilitando a captação de mais 14 mil vagas.

Mesmo com a retomada das atividades presenciais no Sine em abril, um grande feito neste ano de 2021 como facilitador ao acesso das vagas de emprego foi o lançamento da Plataforma Online SINE. Uma ferramenta virtual de atendimento e apoia o trabalhador, que se mostrou ainda mais importante no período de pandemia, já que evita o deslocamento dos interessados para realizar o cadastro.

 

Capacitação e profissionalização

Mesmo com a crise sanitária, que ainda definia normais mais restritas no início deste ano de 2021, a Sedesth possibilitou a manutenção de cursos profissionalizantes de forma remota e, com a liberação das atividades presenciais, ampliou a oferta de cursos e até a inauguração de mais um centro profissionalizante no Complexo Social Tocantins. Além de parcerias como a cooperação entre o município e o Senac, possibilitando mais vagas em cursos profissionalizantes.

Os cursos são gratuitos e abrangem segmentos de atuação como gastronomia, mecânica, informática, maquiagem, vendas, marketing, tecnologia, costura e estética. Podendo participar aqueles com mais de 16 anos, nível de escolaridade compatível com a especificidade de cada curso e renda familiar de, no máximo, três salários mínimos.

Na intenção de democratizar o acesso à capacitação, uma das ações da diretoria é o Ônibus Meu Ofício. Um veículo adaptado com a estrutura necessária para levar cursos profissionalizantes aos bairros de Uberlândia, com a intenção de qualificar jovens e adultos de baixa renda na própria comunidade.

Foram 46 modalidades de cursos ofertados, com a cooperação de 12 parceiros, possibilitando a inserção de 968 pessoas no mercado de trabalho. No último dia 20 de dezembro, o Prefeito Odelmo Leão realizou a entrega de mais de 3 mil certificados para os participantes dos cursos de profissionalização concluídos no ano de 2021.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 03/01/22
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe