Home / Notícias / Siate completa um ano de atendimentos à população de Uberlândia

Siate completa um ano de atendimentos à população de Uberlândia


Há um ano, a Prefeitura de Uberlândia entregava à população um serviço inédito, que priorizava o aprimoramento dos atendimentos de emergência: o Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate). Por meio de uma parceria entre a prefeitura e o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o Siate oferece um atendimento em emergência diferenciado em relação a outras cidades que têm serviço semelhante.

O trabalho em Uberlândia é feito por equipes mistas, o que faz do serviço algo inédito. As ambulâncias que atuam no sistema são compostas por bombeiros, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de contar com o apoio de uma regulação médica própria para avaliação dos pedidos de socorro que chegam pelo número 193.

Todo o atendimento acontece em parceria com o Corpo de Bombeiros, pois os militares continuam recebendo os chamados pelo 193. Ao observarem a necessidade de atendimento médico, direcionam os chamados para a regulação médica, que fica na base do Siate instalada na 9ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), no bairro Jardim Patrícia. Esta equipe, se identificar a necessidade de um resgate, enviará uma ambulância ou UTI Móvel com os profissionais necessários para o atendimento.

De janeiro a julho, foram registradas 20.624 chamadas na central, sendo 14.852 de atendimento pré-hospitalar. Destas ocorrências, 2.714 foram resolvidas pela equipe médica por telefone. Ou seja, a própria regulação médica solucionou o atendimento, sem a necessidade de enviar uma viatura ao local.

Com a presença de uma viatura, foram 8.799 ocorrências atendidas, sendo 5.527 de atendimentos clínicos, um aumento de 28% em comparação com o mesmo período de 2019, quando não havia o Siate. Outro diferencial do serviço é o tempo de resposta. Quanto mais rápido o cidadão for atendido, menores são as chances de evolução para um quadro mais grave. Com um serviço mais completo, principalmente com a presença da regulação médica, 72% das ocorrências pré-hospitalares foram solucionadas em até uma hora, ou seja, dentro do que os profissionais chamam de “Período de Ouro”, que é o momento mais adequado para atendimento.

Por isso, com o novo sistema, a comunidade tem um serviço 24 horas, que oferece segurança e atendimento integral diante das várias situações de emergências ou clínicas do dia a dia. “Queríamos um projeto exclusivo para Uberlândia e com atendimento integral, que já vinha sendo idealizado pela nossa administração. Com a parceira do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, que viabilizou a montagem das equipes mistas, temos um serviço com a experiência dos militares em atendimentos de emergência aliado a uma equipe médica. É mais um serviço para o cidadão de Uberlândia”, declarou o prefeito Odelmo Leão.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 01/09/20
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

  • Acompanhe