Home / Notícias / Servidores de Araguari visitam instalações da Casa da Mulher em Uberlândia

Servidores de Araguari visitam instalações da Casa da Mulher em Uberlândia


O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, vem se consolidando como referência em todo o estado de Minas Gerais. Nesta quarta-feira (1º) membros da Prefeitura de Araguari fizeram uma visita para conhecer as instalações e o trabalho desenvolvido pelo município na Casa da Mulher. A instituição é responsável pelo atendimento e apoio às vítimas de violência doméstica na cidade.

Esteve presente o secretário do Trabalho e Ação Social de Araguari, Paulo Apóstolo da Silva, representantes da assessoria de comunicação do município, as coordenadoras dos CRAS e CREAS, assistentes sociais e psicólogas da cidade.

A visita serviu para apresentar como é feita a integração dos atendimentos da Diretoria de Proteção Social e do Núcleo de Apoio à Mulher, que abrangem o trabalho executado por profissionais da assistência social e psicólogos. Além dos serviços que são oferecidos sob jurisdição do Estado como a Defensoria Pública e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, com o suporte jurídico às vítimas e a investigação, apuração e prevenção de crimes.

 

Referência

Inaugurada em novo espaço em março de 2019, a Casa da Mulher é um espaço que já recebeu a visita de autoridades e das forças de segurança de municípios de várias regiões do estado de Minas Gerais, sendo referência no atendimento socioassistencial.

Referência que extrapolou os limites estaduais através do aplicativo Salve Maria, lançado pela Prefeitura de Uberlândia também em 2019, que proporcionou mais um canal direto com a Polícia Militar (PM) para denúncias de abusos de diferentes tipos.

O aplicativo chamou a atenção de autoridades de cidades de Minas Gerais, Maranhão, Rio de Janeiro e São Paulo que já demonstraram interesse em ter o Salve Maria nos municípios. Patos de Minas, no Alto Paranaíba, e a cidade de Aquidauana, no estado do Mato Grosso do Sul, firmaram a parceria e já estão com o aplicativo em funcionamento.

 

Salve Maria

Com rápidos comandos no celular, é possível reportar violências de ordem física, psicológica, patrimonial, moral e sexual. O aplicativo Salve Maria também permite informar se o caso está ocorrendo no exato momento da denúncia. Em ocorrências de extrema urgência, basta que o denunciante utilize o “botão do pânico” para acionar imediatamente a presença dos militares.

O projeto foi idealizado pela secretária municipal de Governo e Comunicação, Ana Paula Junqueira e desenvolvido por meio da Empresa Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) em parceria com a Secretaria Municipal de Governo e Comunicação. Quem possui smartphones com o sistema operacional Android pode baixar o app na loja virtual Play Store. Para o sistema iOS, o recurso está disponível no App Store.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 02/09/21
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe