Home / Notícias / Segunda unidade do Condomínio do Idoso está em construção

Segunda unidade do Condomínio do Idoso está em construção


Cerca de dois meses após o anúncio feito pelo o prefeito Odelmo Leão, a construção da segunda unidade do Condomínio do Idoso já começa a ganhar forma. Nesta sexta-feira (2), foi concluída a concretagem da fundação. Para isso, quatro caminhões carregados foram necessários. Até agora, já foram concluídos os trabalhos de limpeza do terreno, terraplanagem, instalação do canteiro de obras, perfuração, concretagem das estacas de fundação e das vigas.

O novo equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) está sendo erguido entre as ruas Madagascar e Guiné, ao lado do Centro Educacional de Assistência Integrada ao Idoso (Ceai) do bairro Laranjeiras. A localização estratégica tem o objetivo de facilitar o acesso dos moradores às atividades culturais, de lazer e qualidade de vida.

As obras são executadas pela empresa MGF Construções e Soluções Ambientais, vencedora do processo licitatório, e fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Obras. Em sua fase inicial, o novo condomínio contará com 16 habitações de interesse social, de forma que em cada residência possa residir uma pessoa ou um casal. A intenção é que, após essa etapa, o projeto seja ampliado com a construção de mais 20 chalés, beneficiando outras 40 famílias.

Além disso, será construída toda a infraestrutura do equipamento, contando com guarita, setor administrativo, uma via interna, muro, sistema de proteção contra incêndio, entre outros recursos. Todas as casas serão acessíveis, com área construída de 31,42 m², com sala, cozinha, quarto, banheiro, varanda e quintal na área externa.

 

“Oferecer segurança, conforto, dignidade e criar oportunidades de convivência para os idosos, é um dos nossos compromissos. A administração municipal tem um carinho especial por aqueles que já fizeram tanto pelo desenvolvimento da nossa cidade e vamos continuar atendendo esse grupo com muito respeito”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

 

Projeto pioneiro

A primeira unidade do Condomínio do Idoso, no bairro Guarani, foi entregue para a população em julho de 2008 e foi criada pelo prefeito Odelmo Leão durante seu primeiro mandato. Na época, o projeto considerado pioneiro em Minas Gerais, construiu 24 chalés com capacidade para atender até 48 pessoas. De lá para cá, a estrutura vem proporcionando moradia digna à pessoa idosa em situação de vulnerabilidade.

Os critérios utilizados para a seleção dos moradores é ter mais de 60 anos, estar cadastrado na Sedesth, comprovar que não possui outro meio para manutenção da moradia (incluindo o sustento por outros familiares), não ter enfermidades que exijam assistência intensiva, ter autonomia e ser independente para realizar os afazeres diários.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 02/10/20
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

  • Acompanhe