Reforma de mais nove escolas municipais são anunciadas


Nesta terça-feira (30), a Prefeitura de Uberlândia assinou as ordens de serviço para início de reformas em mais nove escolas municipais. Os trabalhos serão conduzidos pelas empresas licitadas Martins Medeiros, Edificarjp Engenharia e Construtora LTDA – ME, M 2 Engenharia e Construtora Eireli, ARL Construções LTDA e Engepac Engenharia Eireli. O novo pacote de obras faz parte do Programa Escola Bem Arrumada, que já reformou 29 escolas desde 2017.

“A educação de nossas crianças são nossa prioridade. Por isso, desde o início da nossa gestão, determinei que as escolas fossem reformadas. Neste momento de pandemia, continuamos pensando nos estudantes. Queremos que, quando eles puderem voltar às escolas, encontrem os espaços com toda a segurança e conforto que nossos alunos e servidores merecem”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.

Serão beneficiados diretamente 4.802 estudantes de 0 a 6 anos da rede municipal de ensino nas seguintes unidades: Escolas Municipais (E.M.) Prof. Milton Magalhães Porto (sede), Afrânio Rodrigues da Cunha, Professor Mário Godoy Castanho, do Moreno e Sebastiana Silveira Pinto e Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emei) Hipólita Teresa Eranci, São Francisco de Assis, Bairro Tubalina e Maria Beatriz Vilela de Oliveira. As reformas gerais contemplam uma revisão em toda rede elétrica, hidráulica, telhados, pintura, adequações de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária, auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, acessibilidade, entre outros.

O investimento para a manutenção dos espaços é de R$ R$ 3.057.996,20, valor vinculado oriundo da Quota Municipal de Salário Educação repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) à Secretaria Municipal de Educação.

O objetivo do programa é manter os prédios escolares em totais condições de funcionamento. Além das reformas, são realizadas cotidianamente pelo Escola Bem Arrumada manutenções de todas as unidades educacionais do município. As manutenções são desenvolvidas por meio da parceria entre a Empresa Municipal de Apoio e Manutenção (Emam) e a Secretaria Municipal de Educação.

Escola Bem Arrumada

O programa Escola Bem Arrumada, lançado pelo prefeito Odelmo Leão em 2005, também está executando amplas revitalizações em sete escolas, com trabalhos em fase de conclusão. Com isso, mais de 16 mil alunos dos ensinos fundamental e infantil estão sendo beneficiados.

Com as reformas assinadas nesta terça-feira, o programa chega na realização de 39 obras em escolas municipais, com restauração das unidades educacionais, além de coberturas e reformas de quadras poliesportivas (veja abaixo). O “Escola Bem Arrumada” ainda contempla manutenções como vistorias nas redes hidráulica e elétrica e infiltrações nos telhados. Também são verificadas as condições de bebedouros de água, toldos e infestações de animais (pombos, ratos e insetos), além de pinturas, trincas e rachaduras nas paredes.

Veja as unidades contempladas pelo Escola Bem Arrumada:

Concluídas:

E.M. Professora Orlanda Neves Strack

E.M. Eugênio Pimentel Arantes

E.M. Dr. Gladsen Guerra de Rezende

E.M. Professora Stela Maria de Paiva Carrijo

Emei Jornalista Luiz Fernando Quirino

E.M. do Moreno

Emei Profª Gesimeire Fátima Araújo

Emei Pampulha

E.M. Profº. Valdemar Firmino de Oliveira

E.M. Odilon Custódio Pereira

Emei do Bairro Luizote de Freitas

E.M. Profª Maria Regina Arantes Lemes

E.M. Profª Maria Leonor de Freitas Barbosa

E.M. Boa Vista

E.M. Prof. Domingos Pimentel de Ulhôa

E.M. Profª Gláucia Santos Monteiro

E.M. Sobradinho

 

Em andamento:

Emei do Bairro Nossa Senhora das Graças

Emei do Bairro Tocantins

Emei Professora Edna Aparecida de Oliveira

Emei Maria Terezinha Cunha Silva

Emei Francisco Bueno Monteiro

Emei Grande Otelo

Emei do Conjunto Alvorada

 

Novas unidades contempladas:

E.M. Prof. Milton Magalhães Porto – sede

E.M. Afrânio Rodrigues da Cunha

E.M. Prof. Mário Godoy Castanho

E.M. do Moreno

E.M. Sebastiana Silveira Pinto

EMEI Hipólita Teresa Eranci

EMEI São Francisco de Assis

EMEI do Bairro Tubalina

EMEI Maria Beatriz Vilela de Oliveira

 

Coberturas de quadra (concluídas):

E.M. Profª. Maria Leonor de Freitas Barbosa – Bairro Presidente Roosevelt;

E.M. do Moreno –  situada na Fazenda Tenda do Moreno;

E.M. Olhos D´Água – localizada próxima à BR-365, na comunidade de Olhos D’Água;

E.M. Carlos Tucci – instalada na Fazenda Cachoeirinha.

 

Revitalização de quadras poliesportivas (concluídas):

E.M. Olhos D´Água;

E.M. Profª. Maria Leonor de Freitas Barbosa.

Fonte: SECOM