Home / Notícias / Rede Municipal de Saúde receberá visita da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados

Rede Municipal de Saúde receberá visita da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados


Com a aprovação do requerimento de autoria dos deputados federais Eduardo Velloso (AC) e Zacharias Calil (GO), nesta quarta-feira (14), a Prefeitura de Uberlândia receberá, no segundo semestre deste ano, os membros da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados para a visita técnica e conhecimento dos trabalhos da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelo atendimento das crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

De acordo com o requerimento (nº123/223) protocolado pelos deputados, o município tem desenvolvido um trabalho de referência no atendimento e qualidade do serviço ao cidadão pela Rede de Atenção Primária (conquistou a primeira posição do Brasil entre as cidades com mais de 500 mil habitantes em 2022), principalmente ao implementar o primeiro Centro de Referência do Transtorno do Espectro Autista (CR-TEA). O local é o primeiro, via Sistema Único de Saúde (SUS), especializado neste atendimento.

“Recebemos o pedido com muita alegria, e estaremos de braços abertos aguardando os deputados para trocar experiências e seguir como um modelo de excelência para o país. Tudo isso servirá para aprimorar as políticas públicas em saúde de todo o Brasil e será mais um reconhecimento pelo tanto que fazemos para cuidar da nossa gente”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

A data da visita será agendada pelo Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados. Conforme a solicitação, a visita técnica permitirá que os parlamentares conheçam as melhorias implementadas na Rede de Saúde, identificando abordagens, estratégias e programas bem-sucedidos, que podem ser compartilhadas com outros estados, proporcionando o aprimoramento dos centros de atendimentos às crianças e aos adolescentes com transtorno do espectro autista em diferentes regiões, bem como o atendimento na rede pública de saúde urbana e rural.

Centro de Colaboração

As boas práticas na saúde pública de Uberlândia motivaram o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) a escolher o município como Centro de Colaborador, que tem o propósito de fortalecer e ampliar a cooperação técnica entre estados e municípios, facilitando informações e serviços, além de estimular e apoiar o treinamento e a pesquisa. Com isso, o município virou referência para outras localidades conhecerem as ações de sucesso da gestão municipal.

Somente neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu a visita de membros do Tribunal de Contas da União e de representantes das cidades de Propriá (SE), Vitória (ES) e Alfenas (MG). Além da equipe do deputado federal Eduardo Velloso (AC), que é um dos autores do requerimento.

 

Fonte: Secom


Publicado em: 28/06/23
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe