Quatro escolas da rede municipal de ensino estão participando do Projeto Piloto de Robótica Espacial, promovido pela Universidade de Brasília (UNB) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o apoio técnico da Agência Espacial Brasileira. As escolas participantes são: E.M. Professor Ladário Teixeira, E.M. Professora Josiany França, E.M. Odilon Custódio Pereira e a E.M. Professora Carlota de Andrade Marquez.
A Escola Municipal Professor Ladário Teixeira, situada no bairro Nossa Senhora das Graças, zona norte da cidade, foi uma das primeiras selecionas para compor o quadro de 250 selecionadas do Brasil, em abril deste ano. Já em execução final do projeto, a instituição de ensino será uma das contempladas com uma impressora 3D.
As demais escolas municipais foram inscritas posteriormente, após a abertura de novas vagas do Projeto Piloto de Robótica Espacial. “É um orgulho imenso ter nossas escolas municipais representando Uberlândia e ao lado de tantas outras escolas selecionadas em todo o país. Ver os nossos alunos se dedicando à robótica, sendo estimulados para que eles sejam produtores, e não apenas consumidores de tecnologia, é de uma grandeza educacional indiscutível”, enfatizou Tania Toledo, Secretária Municipal de Educação.
Com o objetivo de preparar e despertar os jovens para as mudanças e as novas tecnologias, alunos do 6º ao 9º ano da instituição de ensino municipal serão selecionados para participar do curso, ofertado totalmente por meio digital. Para isso, será utilizada uma plataforma pedagógica que oferece aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos sobre robótica. Na escola protagonista do projeto, os professores, direção e educadores serão os condutores necessários para selecionarem e motivarem os alunos.
Projeto piloto “Robótica Espacial”
A iniciativa pedagógica partiu da Universidade de Brasília – UNB e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, com o apoio técnico da Agência Espacial Brasileira (veja aqui). A plataforma usa simuladores, para que os alunos vivenciem, de forma realista, a criação e montagem de um robô “Rover Veicule”, inspirado no projeto Artemis, liderado pela NASA, do qual o Brasil faz parte, por meio da Agência Espacial Brasileira.
As aulas combinam teoria e prática, simulando o uso de multímetros, ferramentas mecânicas, motores, microcontroladores, protoboards, leds, sistemas elétricos e módulos Bluetooth. Os alunos conhecerão o conceito de cada componente, montagem, interligação, configuração e programação, chegando até o robô realizado
Até o fim do curso, os participantes deverão montar e apresentar o robô para demonstrarem o conhecimento absorvido (através de reforços didáticos, resumos simplificados, dicas práticas, testes e avaliações progressivas) e receberão o certificado.
Fonte: SECOM
de tudo o que fazemos pela cidade.