A última turma dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Projeto Formação Água Vida do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) foi concluída nesta semana. Dezessete alunos se formaram e estão aptos a iniciar a profissão de cuidador de idosos. O curso de 68 horas foi realizado no Centro Educacional Supere e faz parte da iniciativa que integra a contrapartida social da obra do Sistema Capim Branco.
Ao longo das aulas, os alunos aprenderam como lidar e entender as necessidades de uma pessoa idosa. De acordo com a professora, Anna Carolina Faria, a profissão requer uma empatia diferente. “O cuidador de idosos deve ter uma sensibilidade diferente, pois os mais velhos não têm a mesma mobilidade que as outras pessoas”, comenta.
Devido à alta demanda de cuidados a domicílio, o curso oferecerá várias oportunidades de emprego para os profissionais formados. “A sociedade brasileira nunca teve tantos idosos quanto nos dias atuais, sendo de suma importância e necessária a profissão do cuidador de idoso, seja ela na própria residência, em casas de repouso ou até em um hospital”, completa, Faria.
Para a aluna Irislene Rezende Apolinario, esta foi uma experiência única e que vai agregar bastante nesta profissão que já exerce. “Aprendi com o curso que tudo é um recomeço e que, mesmo sendo mais velha, posso me permitir a melhorar na área e a sonhar. As aulas me fizeram ter uma noção ainda maior de como é realmente cuidar do outro”.
No último mês, as cinco últimas turmas se formaram nos cursos de Manipulação de Bananas, Cuidador de Idosos, Soldagem Industrial e Assistente Administrativo. As inscrições foram realizadas no ano passado e os inscritos foram chamados conforme o andamento das turmas. Ao todo, 13 cursos diferentes atenderam mais de 1.200 alunos, que tiveram a oportunidade de se profissionalizar em diversas áreas.
Água Vida
O projeto Água Vida, contrapartida social do Sistema Capim Branco, tem realizado diversas ações de melhoria social e qualidade de vida para a população do entorno da obra. Dentre estas iniciativas, estão os cursos profissionalizantes no Centro Educacional Supere que abrangem os setores de saúde, administração, alimentação e manutenção.
Também já foi realizada a reforma da escola da comunidade da Tenda do Moreno, a delimitação das áreas de preservação permanente (APP) e respectiva revitalização com plantio de espécies nativas por meio do Programa Buriti nas propriedades do rio Araguari.
Fonte: SECOM
de tudo o que fazemos pela cidade.