Home / Notícias / Programa “Novo Agro” profissionaliza fruticultura em Uberlândia

Programa “Novo Agro” profissionaliza fruticultura em Uberlândia


Em busca de aprimorar as  instruções técnicas durante as visitas aos produtores de frutas que participam do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais (Novo Agro), a Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (Smaei) iniciou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais (Senar Minas). A cooperação consiste em ensinar e auxiliar na gestão e administração da propriedade rural, repassando conhecimentos principalmente para o fruticultor, ressaltando pontos como a coleta e interpretação de dados, finanças e o olhar mais profissional na produção.

“A fruticultura está ligada ao pilar Agroecologia do Novo Agro e essa cooperação com o Senar veio a contribuir na formação e novas oportunidades de geração de fonte de renda ao produtor. por meio da equipe técnica da Smaei e do Senar, esse projeto permite a melhora da visão empresarial dos produtores uberlandenses, melhorando a produtividade e a geração de empregos’, explicou Romes Fernandes, Diretor de Agropecuária da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação.

A parceria atende atualmente 30 produtores de citrus (laranja, limão, mexerica) e terá duração de 2 anos. Por meio dela, cada produtor recebe uma visita mensal, que tem média de 4 horas de duração, sendo divididas entre consultoria técnicas e gerenciais focadas na área financeira. O objetivo do projeto é melhorar a gestão da propriedade, conferir aumento de produtividade, confiabilidade na origem dos frutos, instruir os produtores quanto as técnicas de manejo, além de agregar valor à produção.

Outro aspecto que tem sido abordado pelo Senar, é sobre a sanidade, a fim de oferecer maior seguridade dos pomares à saúde da população. Por meio do projeto, são propostos cursos de colheita e pós-colheita para os produtores inseridos no projeto e também para os novos produtores que queiram participar. São abordados temas como; as escolhas de áreas para a instalação do pomar, seleção de qualidade e aquisição de mudas para plantio.

 

Novo Agro

O Novo Agro foi criado pela Prefeitura de Uberlândia em 2017, por meio das Secretarias Municipais de Agropecuária, Abastecimento e Distritos e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo e já contabilizou mais de duas mil pessoas beneficiadas por suas ações desde então em seis pilares: agroindústria, avicultura caipira, agroecologia, aquicultura, turismo rural e gastronomia.

Além de acompanhamento técnico e capacitações, a iniciativa conta com a realização de eventos, feiras, doação de mudas e oportunidades de mercado, além de adequações na legislação municipal para facilitar a profissionalização dos pequenos produtores. Com a iniciativa, em 2018, o programa Novo Agro rendeu ao prefeito Odelmo Leão o Prêmio Sebrae de Prefeito Empreendedor.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 30/03/21
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe