Home / Notícias / Programa Buriti produz novas mudas a partir de sementes de árvores de áreas recuperadas

Programa Buriti produz novas mudas a partir de sementes de árvores de áreas recuperadas


Em 2021, o Programa Buriti do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) conta com uma inovação entre as suas iniciativas de ampliação da preservação ambiental: a utilização de sementes das áreas de nascentes recuperadas para a produção de novas mudas de espécies nativas. O viveiro do programa já conta com mais de 9 mil mudas de 12 espécies que estão em processo de germinação. Elas serão plantadas em novas áreas de preservação permanente (APP), a partir de novembro, quando começa a temporada de plantio.

Segundo o gerente ambiental do Dmae, Celismar Costa, as equipes do Buriti visitam os locais, que passaram pelo processo de recuperação, fazem a coleta das sementes e levam para o viveiro localizado dentro da Estação de Tratamento de Água (ETA) Bom Jardim. Estas sementes selecionadas são plantadas em tubetes e os técnicos acompanham o processo de germinação. “A iniciativa traz vantagens como a redução de custos com a aquisição de mudas e a melhora a qualidade dos brotos uma vez que elas já estão aclimatadas e adaptadas ao cerrado”, ressaltou Costa.

O viveiro já conta com mudas das seguintes espécies: Aroeira Pimenteira, Angico Branco, Peito de Pombo, Jatobá Miúdo, Goiaba, Jenipapo, Jacarandá Canzil. Sabão de soldado, Tento, Pororoca, Louro Pardo e Sombreiro.

As sementes foram recolhidas em propriedades com áreas de nascentes próximas à captação do Ribeirão Bom Jardim, dos rios Uberabinha e Araguari. Após esta fase inicial, será feita uma avaliação dos resultados. O objetivo, no futuro, é passar a ter uma produção própria de mudas.

 

Programa Buriti

O Buriti realiza, sem custo para o produtor rural, cercamento de áreas de preservação e o plantio de mudas para recuperação destes espaços. As ações são realizadas nas propriedades próximas às bacias do Ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari.

Desde a implantação (2008), já foram realizados mais de 575 mil metros lineares de cerca e o plantio de 459 mil mudas nativas, alcançando 6.486 hectares de área protegida. Para se cadastrar e receber os benefícios basta entrar em contato com o Dmae por meio de mensagens no Facebook, pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo telefone 3233-2564.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 11/05/21
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe