Home / Notícias / Programa Buriti instala mais de 17 mil metros de cerca em áreas de proteção ambiental

Programa Buriti instala mais de 17 mil metros de cerca em áreas de proteção ambiental


O Programa Buriti, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), instalou 17,8 mil metros lineares de cerca em áreas de preservação permanente (APPs) de 13 propriedades rurais entre os meses de agosto a outubro. As ações são realizadas em áreas rurais próximas às nascentes dos rios Uberabinha e Araguari e do ribeirão Bom Jardim.O Buriti tem o objetivo de recuperar e proteger áreas de nascentes e matas ciliares, garantindo indiretamente água para abastecer a cidade e as atividades do campo.

De acordo com o gerente ambiental do Dmae, Celismar Costa, a previsão é instalar 50 mil metros de cerca até 31 de dezembro. “O cercamento é realizado próximo às nascentes ou em áreas de preservação, que no período chuvoso recebem o plantio de mudas nativas do cerrado”, disse.

Celismar Costa acrescentou que durante a estiagem também são realizadas barraginhas e curvas de nível. “Estas melhorias geram um benefício em rede, um processo de recuperação é iniciado no solo da área protegida e, como consequência, contribui para o processo de regeneração natural das espécies”, destacou.

 

Horas máquinas

Durante o período de estiagem até este mês de outubro, o Buriti também realizou 2.776 horas máquinas, que consistem em horas de trabalho, com a readequação de 37 quilômetros de estrada, construção de 54 barraginhas e execução de terraceamento e curva de nível em 46,7 hectares. Estas ações atenderam 20 propriedades rurais. A iniciativa visa prevenir processos erosivos e riscos de assoreamento dos cursos d’água, melhorando a infiltração da água de chuva no lençol freático.

 

Programa Buriti

O Programa Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Desde sua implantação em 2008, durante o primeiro mandato do prefeito Odelmo Leão, já foram implantados mais de 575 mil metros lineares de cerca e o plantio de 459 mil mudas nativas, alcançando 6.486 hectares de área protegida. O produtor rural não tem custo em implantar o programa. Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae pelo e-mail [email protected] ou pelo número 3233-2564.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 25/10/21
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe