Home / Notícias / Programa Buriti inicia plantio de 40 mil mudas nativas do cerrado

Programa Buriti inicia plantio de 40 mil mudas nativas do cerrado


Ao todo 40 mil mudas de árvores nativas do cerrado serão plantadas em Áreas de Preservação Permanente (APP) dentro das ações do Programa Buriti, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). A temporada 2021 foi iniciada nesta semana e vai atender 14 propriedades rurais em uma área de 45 hectares.

O plantio visa ampliar a área de nascentes e de vegetação às margens das bacias dos rios Uberabinha Araguari e ribeirão Bom Jardim.  A ação começou na Fazenda da Barra, próximo ao distrito de Tapuirama. A propriedade vai receber 6 mil mudas que farão a recomposição vegetal em uma área aproximada de seis hectares.

O período chuvoso é propício para a realização do plantio. As equipes fazem o coroamento (limpeza ao redor da muda), aplicação de calcário, adubo, formicida e gel hidroretentor.

O gerente ambiental do Dmae, Celismar Costa, ressalta que as ações de proteção de apps e plantio de espécies nativas colocam o programa Buriti em um patamar de referência em preservação ambiental para Minas e o Brasil. “O programa existe há 13 anos e já recuperamos mais de 6,5 mil hectares de vegetação em APPs.

 

Manutenção

O Dmae também conclui nesta semana a segunda etapa da manutenção das mudas plantadas na temporada do ano passado. Nesta fase foi feito o replantio de 10 mil mudas nativas em 12 propriedades, aliado ao controle de pragas, limpeza e adubação.

 

Programa

O Programa Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Desde a implantação (2008) já foram realizados 595 mil metros lineares de cerca e o plantio de 459 mil mudas nativas em uma área protegida de 6,5 mil hectares. O produtor rural não tem custo em implantar o programa. Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae pelo e-mail [email protected] ou pelo número 3233-2564.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 19/11/21
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe