Programa Buriti executa 23 mil metros de cerca linear em áreas de APP


O Programa Buriti do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) já executou neste ano cerca de 23 mil metros linear de cerca em áreas de preservação permanente em propriedades rurais nas microbacias do rio Uberabinha, do ribeirão Bom Jardim e rio Araguari. O serviço será executado em 23 propriedades e deverá ser concluído até fim do ano, contemplando 60 mil metros de cercamento. Outro trabalho em execução são as horas máquinas, que consiste na readequação de estradas vicinais, construção de terraços, barraginhas e curva de nível. Das 2.752 horas previstas para este ano, já foram realizadas 1.228 horas.

De acordo com a gerência ambiental, o cercamento nas propriedades rurais é realizado em áreas de nascentes ou de preservação permanente, que no período chuvoso recebem o plantio de mudas nativas do cerrado e tem como objetivo garantir a recuperação e regeneração das áreas protegidas. Mais de 40 espécies nativas do cerrado são utilizadas na recomposição vegetal, entre elas angico vermelho, aroeira preta, guatambu, jatobá, jenipapo e ipê.

Terminada essa etapa, inicia-se o plantio de 45 mil mudas em aproximadamente 44 hectares. O trabalho de recomposição vegetal costuma ser realizado nos meses de outubro e novembro.

O programa Buriti tem o objetivo de proteger, recuperar nascentes e matas ciliares degradadas, garantindo que não falte água suficiente e de qualidade para abastecer as cidades e atividades rurais.Os serviços de cercamento e horas máquina geram benefícios ao solo, uma vez que a APP inicia um processo de recuperação ao ser isolada, contribuindo para o processo de regeneração natural das espécies nativas. A curva de nível protege o terreno, barrando a água em locais com declive. O produtor rural não tem custo em implantar o programa.

 

Números

O Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Desde a implantação do Programa em 2008 já foram realizados mais de 521.709 mil metros lineares de cerca e 413.918 mil mudas plantadas. Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo telefone 3233-2564.

 

Fonte: SECOM