O Programa Buriti, do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), iniciou neste mês a execução do cercamento em 12 propriedades rurais que possuem nascentes do rio Uberabinha, do ribeirão Bom Jardim e do rio Araguari. Nesta temporada de 2021, serão executados 50 mil metros de cerca em áreas de preservação permanente (APPs). O programa tem o objetivo de recuperar e proteger áreas de nascentes e matas ciliares, garantindo indiretamente água para abastecer a cidade e as atividades do campo.
O gerente ambiental do Dmae, Celismar Costa, explica que o cercamento é realizado próximo às nascentes ou em áreas de preservação, que no período chuvoso recebem o plantio de mudas nativas do cerrado. “Durante a estiagem realizamos também as barraginhas e curvas de nível. Estas melhorias geram benefícios ao solo, uma vez que a APP inicia um processo de recuperação ao ser isolado, contribuindo para o processo de regeneração natural das espécies nativas”.
Horas máquinas
Em junho e julho deste ano, o Programa Buriti também realizou 840 horas máquinas, com a readequação de 16 quilômetros de estrada, construção de 15 barraginhas e execução de terraceamento e curva de nível em 10 hectares. Estas ações atenderam 11 propriedades rurais. O trabalho segue durante a estiagem. Estas ações visam prevenir processos erosivos e riscos de assoreamento dos cursos d’água, melhorando a infiltração da água de chuva no lençol freático.
Programa Buriti
O Programa Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Desde a implantação em 2008 já foram implantados mais de 575 mil metros lineares de cerca e o plantio de 459 mil mudas nativas, alcançando 6.486 hectares de área protegida. O produtor rural não tem custo em implantar o programa. Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo número 3233-2564.
Fonte: SECOM
de tudo o que fazemos pela cidade.