Home / Notícias / Programa BioSocial inicia produção de absorventes reutilizáveis com mulheres detentas

Programa BioSocial inicia produção de absorventes reutilizáveis com mulheres detentas


A implementação de políticas públicas para mulheres em vulnerabilidade social e qualificação de reclusas avançaram nesta terça-feira (6), com o início da produção de absorventes reutilizáveis pela ala feminina da Penitenciária Pimenta da Veiga. O “Programa BioSocial – Ação que traz dignidade”é resultado da parceria entre a Prefeitura de Uberlândia e o Governo de Minas, por meio Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e visa qualificação profissional para mulheres privadas de liberdade. A ação evidencia Uberlândia como uma das poucas cidades do Brasil a contar com projeto social do tipo.

Com fornecimento de matéria-prima por meio do Executivo, a produção ocorre junto à capacitação feita por instrutoras da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A confecção é feita por 15 detentas, com remissão de pena para as participantes. Elas contam com suporte de equipamentos necessários adquiridos com recursos do Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca de Uberlândia: 10 máquinas de costura industrial reta, uma overlock, uma de corte e um ferro industrial.

“O objetivo é oferecer algo humano, inovador e que estimule a autonomia profissional das privadas de liberdade”, pontuou a secretária de Desenvolvimento Social, Iracema Marques.

início das atividades do projeto foi anunciado, em solenidade no Centro Administrativo Municipal, no fim de maio, pelo prefeito Odelmo Leão e pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG), Rogério Greco. A parceria entre Prefeitura de Uberlândia e Governo de Minas – Penitenciária João Pimenta da Veiga ainda será ampliada para incluir o público da ala LGBTQIAPN+, que produzirá fraldas descartáveis geriátricas e infantis e Tapetes higiênicos pets.

 

Fonte: Secom


Publicado em: 07/06/23
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe