Home / Notícias / Procon Uberlândia divulga pesquisa para o Dia dos Namorados

Procon Uberlândia divulga pesquisa para o Dia dos Namorados


Há um mês do Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, o Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia divulga pesquisa de preço em motéis da cidade. Foram analisados o valor do serviço em 29 estabelecimentos, sendo que, destes, cinco não foram encontrados ou não quiseram participar do levantamento. Embora as empresas ainda não tenham informado as promoções específicas para a data, a pesquisa é direcionada ao monitoramento da variação de preço no setor. No início de junho, outra amostragem será realizada.

Os valores informados levam em consideração as suítes mais procuradas (standard e luxo) e o tempo médio de 1 hora, além de pernoite com café da manhã. Nesse serviço, em estabelecimentos distintos, a diferença chega a R$ 175,00. O Procon não se responsabiliza por eventuais alterações de preços informados e praticados pelos estabelecimentos, assim como não certifica ou garante a qualidade dos serviços ofertados. Caso o consumidor tenha alguma dúvida, deverá recorrer aos canais de denúncias ou atendimento do órgão.

Confira a pesquisa completa clicando AQUI.

Para facilitar a aquisição de presentes, o Procon vai realizar ainda uma outra pesquisa de preços envolvendo os itens de maior procura para presentear nessa data, ou seja, produtos de floricultura, relógios e perfumes. A previsão de divulgação é para junho.

 

Dicas

Para os consumidores que vão adquirir produtos ou contratar serviços típicos para a data, as orientações do Procon são para fazer pesquisa de preços e evitar a compra por impulso. Antes de adquirir um produto em promoção verifique se as vantagens oferecidas atendem às necessidades de quem compra e de quem será presenteado no que diz respeito ao preço, quantidade e qualidade.

Para quem deseja fazer a compra pela internet, é preciso buscar recomendações e informações sobre o site, inclusive se o fornecedor tem endereço físico, CNPJ e se disponibiliza canal de atendimento ao consumidor.  De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, para compras feitas em sites, redes sociais e telefone, os consumidores têm sete dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta. O prazo passa a contar da data de entrega do produto.

Já para as compras físicas, onde o consumidor está na loja, a maioria dos estabelecimentos autoriza o cliente a escolher outra mercadoria, porém, isso é uma decisão tomada pelo fornecedor, e não obrigação imposta por lei. Por isso, é essencial atentar-se às políticas de troca praticadas por cada estabelecimento.

 

História

O Dia dos Namorados é uma data comemorativa não oficial. No Brasil, foi escolhido o dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, considerado o “santo casamenteiro” para a comemoração. Entretanto e outros países, a exemplo dos Estados Unidos, a comemoração ocorre em 14 de fevereiro – dia de São Valentim ou Valentine’s Day.

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 12/05/22
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe