A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) divulgou balanço semestral dos atendimentos e taxas de resolução das queixas registradas na unidade. Com a função de defender os direitos do consumidor, através de processos administrativos, o Procon atua em relações de consumo, realizando inúmeros atendimentos diários, além de consultas via e-mails, telefones, acompanhamentos de processos em andamento, fiscalizações em estabelecimentos, entre outros.
De janeiro a junho de 2021, o órgão registrou 17.571 ligações pelo 151 e solucionou 1.784 demandas e 1.636 chamadas foram para consultas simples. Das demandas para as quais foi possível dar encaminhamento, 2.651 geraram Carta de Informação Preliminar (CIP), 1.843 processos administrativos foram abertos e 1.709 resultaram em conciliações.
Dentre as empresas com mais queixas estão instituições bancárias, telefonia, internet, escolas particulares e cartão de crédito, que não cumpriram com contratos, apresentaram problemas com serviços de atendimentos ao consumidor (SAC), demora na entrega de produtos, devolução de produtos com defeito e propaganda enganosa.
Durante o 1º semestre, 4.722 processos administrativos estavam em tramitação. O Procon ainda realizou 453 consultas de fiscalização e 191 autos (entre os de infração, constatação e notificação).
Balanço Procon 1° Semestre/2021
Diretoria de fiscalização
191 autos de infração/constatação/notificação
453 consultas de fiscalização
Diretoria de atendimento
17.571 ligações atendidas no 151
1784 Atendimento preliminar (solucionadas)
2651 CIP – Carta de Investigação Preliminar
1636 – Simples Consulta
Diretoria jurídica
1843 processos administrativos abertos
1709 conciliações
4722 Processos Administrativos em tramitação
O Procon é responsável por executar a Política Estadual de Defesa e Proteção dos Consumidores. Em Uberlândia, a superintendência conta com técnicos altamente capacitados, que atuam no desenvolvimento de atividades de atendimento e registro de reclamações contra fornecedores de produtos e serviços, fiscalização em cumprimento à legislação, pesquisa de preços e Educação para o Consumo junto aos moradores.
“O Procon é um órgão que tem a confiança da população, qualificado para conscientizar e auxiliar o cidadão sobre seus direitos e deveres e, desta forma, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, completou o superintendente do Procon Uberlândia, Egmar Ferraz.
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Fonte: SECOM
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