Há 12 meses, a comunidade ganhava novos serviços por meio do Procon Móvel, unidade itinerante da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia que percorre centros comerciais de bairros, terminais de ônibus e principais praças de Uberlândia. Em um ano, foram 49 locais e 1.599 registros de reclamações, além de inúmeros esclarecimentos de dúvidas. O lançamento ocorreu na sede administrativa do órgão de proteção no dia 22 de novembro de 2021.
Os primeiros locais a receber atendimento, em novembro 2021, foram os shoppings (Center Shopping, Uberlândia Shopping e Terminal Central). Na sequência, o programa seguiu para os bairros e terminais de ônibus, locais onde foi possível atender a comunidade tanto na parte interna quanto externa. Todas as segundas-feiras a van estaciona na praça Tubal Vilela e, nos demais dias da semana, segue para os bairros. A programação completa mensal você encontra aqui.
A base móvel funciona de segunda a sexta-feira e contempla esclarecimentos sobre os direitos do consumidor, registro de reclamações, fiscalização ostensiva setorial com orientação a fornecedores e consumidores, ações de educação ambiental relacionadas ao consumo, atividades porta a porta para distribuição de cartilhas educativas e capacitação profissional com comerciantes. O Procon de Uberlândia é o 2º de Minas Gerais a implementar esse tipo de iniciativa.
A van do Procon Móvel está equipada com mesas, cadeiras, acesso à internet e computadores. “Ao iniciarmos o Procon Móvel, integramos juntamente com demais ações sociais uma rede de assistência completa à população. Importante esclarecer que além das ações rotineiras, o programa atende a projetos especiais com a comunidade escolar e ações jurídicas com foco no direito do consumidor”, disse Elisabeth Ribeiro, superintendente do Procon.
Se ligue no Procon Móvel!
– Não precisa de agendamento
– Horário: 12h às 17h
– Segundas – na praça Tubal Vilela
– Terça a Sexta – bairros
– Serviços: orientações sobre os direitos do consumidor, abertura de reclamações sobre problemas relacionados a compras, empréstimos, cobranças indevidas, renegociação de dívidas, entre outros.
– Atendimentos realizados em 12 meses – 1.599
– Localidades: 49
FONTE SECOM
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