Home / Notícias / Procon explica como bloquear ligações de empresas de telemarketing

Procon explica como bloquear ligações de empresas de telemarketing


Receber ligações de telemarketing deixa muitos consumidores irritados. O Procon Uberlândia mostra algumas maneiras para evitar os contatos indesejados. A primeira delas é ligar no departamento de reclamações ou ouvidoria da instituição para pedir que seu número seja inserido na lista para não receber ligações da empresa. Outra ação eficiente é o bloqueio do número pelo próprio aparelho telefônico. Mas, se mesmo assim não for suficiente, é possível usar algumas plataformas criadas exclusivamente para esse fim.

Uma delas é a ‘Não Me Perturbe’ (www.naomeperturbe.com.br), sistema criado pela Anatel, que permite que o consumidor solicite o bloqueio do recebimento de ligações relacionadas a ofertas de serviços de telecomunicações das operadoras de telefonia (telefone móvel, fixo, TV por assinatura e internet) e também operações de consignado de instituições financeiras (empréstimo e cartão de crédito). Após a solicitação por meio de cadastro no site, o bloqueio acontece em até 30 dias.

Existe ainda o Sistema de Bloqueio de Telemarketing, desenvolvido pelo Ministério Público de Minas Gerais (www.aplicacao.mpmg.mp.br/proconbloqueio). Criada exclusivamente para os consumidores residentes em Minas, permite o bloqueio de ligações telefônicas ou mensagens SMS que ofereçam produtos e serviços. O cadastro é válido por um ano e, ao final desse período, o consumidor deverá revalidá-lo para que continue protegido. O serviço do Procon-MG é gratuito.

 

Procon Uberlândia

Caso nenhuma das alternativas acima seja eficaz, o Procon está disponível para registrar a reclamação relatando que continua a receber chamadas de determinada empresa.  Os canais oficiais do Procon são pelo Disque Procon 151; faleprocon.uberlandia.mg.gov.br;e-mail: procon@uberlandia.mg.gov.br e no endereço avenida Benjamin Magalhães, 3, Tibery.

 

Como evitar ligações indesejadas de telemarketing

1)    FALE COM A EMPRESA

Solicite, no setor de reclamação ou ouvidoria da empresa, que seu número de telefone seja inserido em uma lista para não receber ligações da empresa.

 

2) BLOQUEIE O NÚMERO

A opção de bloquear um determinado número é simples e está disponível nas configurações do seu aparelho ou logo à frente do número, que fica disponível nas chamadas recebidas.

 

3) USE O “NÃO ME PERTURBE”

Faça seu cadastro no site www.nãomeperturbe.com.br. Sistema gratuito com abrangência em todo o território nacional autorizado pela Anatel.

 

4) BLOQUEIE AS LIGAÇÕES

Em Minas Gerais, o consumidor pode bloquear ligações telefônicas ou mensagens SMS pelo Sistema de Bloqueio de Telemarketing, serviço gratuito do Procon-MG. O endereço é https://aplicacao.mpmg.mp.br/proconbloqueio

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 02/02/22
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

    • Acompanhe