Home / Notícias / Previsões sonoras e painéis visuais estão funcionando no sistema de transporte público

Previsões sonoras e painéis visuais estão funcionando no sistema de transporte público


Desde a semana passada, os usuários de ônibus coletivos contam com mais uma facilidade na hora de utilizar o serviço. É que a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) colocou em funcionamento o novo sistema de previsão sonora dentro de ônibus e das estações das avenidas João Naves de Ávila e Segismundo Pereira. No total, 24 estações possuem essa tecnologia e uma média de 58 veículos. O sistema também conta com painéis televisivos em todos os terminais e estações que mostram as previsões de chegada das linhas.

A novidade faz parte do pacote de modernização, assinado pelo Prefeito Odelmo Leão em novembro do ano passado, para implantação de um centro de controle operacional e melhor monitoramento e gestão do transporte coletivo em Uberlândia. Essa modernização do Sistema Integrado de Transporte garante, na prática, um novo sistema de controle de desempenho da frota por meio de monitoramento em tempo real – possível a partir da instalação de GPS em toda a frota – e com análises preventivas de regularidade e pontualidade das linhas, informando a previsão de chegada e partida dos veículos, nas estações e terminais.

O intuito é facilitar a vida dos cidadãos que dependem dos ônibus para suas atividades, com mais um sistema de alerta, da chegada do transporte e local de parada. Melhoria que ainda auxilia os usuários, dando tranquilidade na espera e informando o local de parada antecipadamente. Vale ressaltar que esse sistema sonoro, auxilia significativamente os cidadãos com deficiência visual, informando no embarque e desembarque.

Os novos terminais do bairro Novo Mundo e Dona Zulmira tiveram os seus painéis visuais ligados com as previsões do transporte coletivo e entraram em funcionamento desde a semana passada, facilitando assim a vida de quem necessita deste serviço.

 

Aplicativo UdiBus

Já está disponível para os usuários de transporte público o aplicativo Udibus, que informa por meio de GPS instalados em todos os veículos da frota um mapeamento de todos os pontos existente da cidade. Com essa ferramenta, o usuário terá em mãos, informações que o ajudarão na locomoção.

A partir de sua localização obtida pelo GPS, o usuário recebe a posição dos pontos de ônibus mais próximos. Quando selecionado o ponto, o usuário recebe a informação das viagens que atendem a sua localização, da previsão aproximada de passagem e, caso existam veículos em tempo real, do prefixo e o horário de chegada do coletivo.

Os dados sobre os horários de partida de cada veículo são oferecidos de modo simplificado com as grades horárias disponíveis. O usuário poderá ainda selecionar a linha desejada, o sentido (ou local de saída) e o dia da semana, e receberá todas as partidas referentes aos critérios indicados.

Para as pessoas com deficiência visual, ativando a opção Voiceover no iOS ou talkback no Android, o aplicativo Udibus automaticamente abre os recursos de acessibilidade passa a narrar as funções do aplicativo. O UdiBus também permite que os usuários verifiquem a chegada e saída das linhas de ônibus nos terminais e estações do SIT.

 

Baixe o Udibus pela Google Play Store ou pela Apple App Store

 

Fonte: SECOM


Publicado em: 12/11/20
Subir

Fique por dentro

de tudo o que fazemos pela cidade.

  • Acompanhe