Fonte: Prefeitura Municipal de Uberlândia
Escolhida como Centro Colaborador de boas práticas na saúde, a Prefeitura de Uberlândia deu mais um passo para continuar fortalecendo e ampliando ainda mais a cooperação técnica entre os municípios e estados, facilitando a troca de informações e serviços voltados ao melhor atendimento da população de Uberlândia. Nesta quinta-feira (23), o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima, participou de uma reunião com secretário-executivo Jurandi Frutuoso e outros membros do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) para retomar o projeto da Planificação da Atenção à Saúde.
Entre os assuntos discutidos destacam-se o fortalecimento da atenção primária e sua integração com a atenção especializada, a experiência exitosa do acompanhamento e monitoramento dos contratos de gestão das Organizações Sociais (OS), confirmados por meio da visita de auditores do TCU ao município e futuras inovações em saúde que serão implantadas por meio da metodologia da Planificação da Atenção em Saúde desenvolvida pelo Conass. “Foi uma parceria de sucesso que nós tivemos e vamos retomá-la e fortalecê-la ainda mais para criar novos laços e projetos de inovação em saúde”, destacou o secretário municipal.
A iniciativa para garantir acesso e padronização dos serviços a toda a população começou com o projeto Qualifica SaUDI, a fim de fortalecer a Atenção Primária, que é a porta de entrada para os atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS). Todo o trabalho rendeu à gestão do prefeito Odelmo Leão reconhecimento e homenagem durante a realização da 2ª Conferência Nacional de Planificação da Atenção à Saúde, realizada em Brasília por diversas instituições, entre as quais estão o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Qualifica SaUDI e Centro Colaborador do Conass
Desde 2017, Uberlândia desenvolve a padronização dos serviços de saúde utilizando-se da planificação da atenção à saúde obtida por meio do projeto Qualifica SaUDI. A diretriz veio para garantir o acesso da comunidade nas unidades de saúde e fortalecer a atenção primária na cidade. A iniciativa surtiu efeitos positivos, principalmente no fluxo de atendimento, redução do tempo de espera pelas consultas, ampliação do cadastro familiar e de estratificação de risco dos usuários, entre outros.
Os processos desenvolvidos motivaram o Conass a escolher Uberlândia para ser um Centro Colaborador, que tem o propósito de fortalecer e ampliar a cooperação técnica entre Estados e Municípios, facilitando informações e serviços, além de estimular e apoiar o treinamento e a pesquisa. Com isso, o Município vira referência para outras localidades que queiram seguir os exemplos adotados. O Centro Colaborador se efetivou por meio de um termo de compromisso assinado entre a Prefeitura de Uberlândia e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) em agosto de 2019. Com a assinatura do termo, ficou estabelecido que Uberlândia é um local de visitas de gestores e profissionais, bem como um centro de capacitação de facilitadores.
de tudo o que fazemos pela cidade.