Prefeitura executa recapeamento em 260 km de vias


Para conferir mais segurança e melhorar a trafegabilidade em ruas e avenidas da cidade, a Prefeitura de Uberlândia tem investido no recapeamento. Desde 2018, a administração municipal executou o trabalho em 260 km de vias em todas as regiões da cidade.

Somente dentro do Programa Uberlândia Integrada II, retomado pelo prefeito Odelmo Leão, são cerca de 260 km de recapeamento, dos quais 224 km já foram concluídos. Os outros 36 km foram executados em 2018 com recursos próprios.

Para selecionar os pontos beneficiados, são levados em conta critérios como volume de tráfego, presença de transporte coletivo e estado de degradação da via. Com esse tipo de intervenção, vida útil da pista é ampliada em 10 anos.

Nos pavimentos que possuem um alto grau de degradação, o recapeamento é feito com o Concreto Betuminoso Usinado à Quente, conhecido como CBUQ. Já nas pistas menos danificados, o procedimento realizado é a restauração com microrrevestimento. Tal iniciativa também gera economia aos cofres públicos.

Finalizada a recuperação do pavimento, as vias recebem uma nova sinalização horizontal. A primeira parte das marcações é feita de forma automática por um caminhão, como, por exemplo, as demarcações de faixas contínuas e de estacionamento. Posteriormente, uma equipe realiza as marcações manuais, como o sinal de parada obrigatória e a faixa de pedestre. O serviço é feito durante a noite para diminuir os transtornos.

Uberlândia Integrada

Lançado inicialmente em 2011 pelo prefeito Odelmo Leão (2005-2012), o programa Uberlândia Integrada já contemplou diversas melhorias em infraestrutura e mobilidade urbana em sua primeira etapa, como o Corredor Estrutural Leste e o Terminal Novo Mundo, inaugurados recentemente. Na etapa II do programa, lançada em 2018, a iniciativa prevê 20 intervenções viárias, como a construção de viadutos, pontes, trevos, trincheiras e travessias.

Fonte: SECOM