A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), iniciou, nesta semana, a Oficina de Braile, que é gratuita e ocorre até dezembro deste ano na Biblioteca Municipal Juscelino Kubitschek, localizada no Centro Municipal de Cultura, praça Jacy de Assis, no Centro.
O curso é voltado para dois públicos: de baixa visão e cegueira e pessoas videntes. Para o primeiro público, as aulas são realizadas todas as terças-feiras, às 14h. Para os videntes, às quartas, também às 14h. As aulas têm duas horas de duração e vão ocorrer até o dia 12 de dezembro. Ainda há vagas para o público com baixa visão e cegueira total.
“Devido ao aumento da demanda e da busca pelo aprofundamento no tema braile, nós dividimos as atividades em módulos. No módulo I, que irá até dezembro, vamos trabalhar o alfabeto, a leitura e a escrita, ou seja, uma base. Já no módulo II, no primeiro trimestre de 2024, abordaremos frases, números, símbolos, matemática básica e introdução à informática. Ao todo, o curso terá duração de um ano com direito a certificado para os participantes”, pontuou a secretária da pasta, Mônica Debs.
A bancária Marília Funchal, inscrita na turma dos videntes, está motivada para participar do curso. “Minha motivação é pessoal. Sempre tive interesse em aprender, tanto o braile quanto a Língua Brasileira de Sinais. Imagino que seja muito difícil o dia a dia das pessoas que têm algum tipo de deficiência. Sempre me preocupei e busco ajudá-los de alguma forma. Com o curso, vou me qualificar para auxiliar de uma forma mais assertiva”, projetou.
Fonte: Secom
de tudo o que fazemos pela cidade.